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https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/13175
Tipo: | Dissertação |
Título: | O caráter destrutivo e a estética da barbárie em Walter Benjamin |
Autor(es): | Silva, Sérgio Paulo Barreto da |
Primeiro Orientador: | Lubenow, Jorge Adriano |
Resumo: | O presente trabalho visa investigar as ideias de caráter destrutivo e estética da barbárie na obra de Walter Benjamin. O conceito de destruição, no pensamento de Benjamin, torna-se amplo na medida em que toda ação construtiva pressupõe uma ação destrutiva. A destruição da falsa aparência perpassa tanto a tradição historicista quanto a herança cultural. Se o historiador dialético remove as ruínas para tornar visíveis os caminhos, os movimentos de vanguarda tornam-se bárbaros, movidos por uma reação ao processo de dominação da herança cultural. Neste sentido, evidencia-se a “crise da tradição” no pensamento de Benjamin. Dividida em duas partes, a pesquisa analisará, na primeira parte, o conceito benjaminiano de destruição, evidenciando aspectos históricofilosóficos e culturais e, na segunda parte, analisará a ideia de uma estética da barbárie, tendo como referência as vanguardas artísticas, os novos meios de reprodução técnica e a reação da tradição a partir da estetização da política. |
Abstract: | The present work aims to investigate the destructive and aesthetic ideas of barbarism in the work of Walter Benjamin. The concept of destruction, in Benjamin's thought, becomes broad inasmuch as all constructive action presupposes a destructive action. The destruction of the false appearance pervades both the historicist tradition and the cultural heritage. If the dialectical historian removes the ruins to make the paths visible, the avant-garde movements become barbaric, driven by a reaction to the process of domination of the cultural heritage. In this sense, the "crisis of tradition" in Benjamin's thinking is evident. Divided into two parts, the research will analyze, in the first part, the Benjaminian concept of destruction, showing historical-philosophical and cultural aspects and, in the second part, analyze the idea of an aesthetics of barbarism, with reference to the artistic vanguards, the new means of technical reproduction and the reaction of tradition from the aestheticization of politics. |
Palavras-chave: | Walter Benjamin Destruição Barbárie Tradição Estética Undoing Barbarism Tradition Aesthetics |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Filosofia |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Filosofia |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/13175 |
Data do documento: | 31-Jul-2018 |
Aparece nas coleções: | Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Programa de Pós-Graduação em Filosofia |
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