Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/13178| Tipo: | TCC |
| Título: | As representações sociais da LIBRAS como disciplina obrigatória nas escolas por discentes e docentes da área da Pedagogia |
| Autor(es): | Oliveira, Amanda Berto Ribeiro de. |
| Primeiro Orientador: | Moura, Giovanna Barroca de |
| Resumo: | O presente estudo teve como objetivo principal, apreender as representações sociais acerca da inclusão da disciplina da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) nas escolas elaborados por discentes de uma universidade pública da Paraíba e docentes da educação básica, da rede pública e privada do município de Guarabira- Paraíba. A amostra desta pesquisa foi não-probabilística e de conveniência, formada por 50 participantes os quais responderam ao questionário sócio demográfico e a técnica da Associação Livre de Palavras. Os dados provenientes da Associação Livre foram processados e analisados pelo software Tri-Deux-Mots, por meio da análise fatorial de correspondência. Os resultados obtidos na associação de palavras foram diversificados por cada participante, o sujeito surdo é tido como uma pessoa “deficiente”, que “não escuta”, com “limitações” e que” necessita de cuidado e atenção” e que se “utilizam da LIBRAS para sua comunicação”. Concluímos que os objetivos da pesquisa foram alcançados em partes, ficando perceptível a realidade da educação, assim como é reconhecido os limites da pesquisa, podendo ainda contribuir para embates futuros seja sobre as representações sociais, seja sobre a LIBRAS. |
| Abstract: | The present study had the main objective of apprehending the social representations about the inclusion of the discipline of the Brazilian Language of Signals (LIBRAS) in schools developed by students of a public university in Paraíba and teachers of basic education, public and private network of the municipality of Guarabira-Paraíba. The sample of this research was non-probabilistic and of convenience, formed by 50 participants who answered the socio-demographic questionnaire and the Free Word Association technique. Data from the Free Association were processed and analyzed by Tri-Deux-Mots software, through factorial matching analysis. The results obtained in the association of words were diversified by each participant, the deaf subject is considered as a "deficient" person, who "listens", with "limitations" and "needs care and attention" and who "use LIBRAS for your communication ". We conclude that the objectives of the research were achieved in parts, being perceptible the reality of education, as well as the limits of the research, and it can contribute to future conflicts be it on social representations, or on LIBRAS. |
| Palavras-chave: | Representações sociais Surdo LIBRAS Inclusão |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
| Sigla da Instituição: | UFPB |
| Departamento: | Educação |
| Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
| URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
| URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/13178 |
| Data do documento: | 6-Jul-2018 |
| Aparece nas coleções: | CE - TCC - Pedagogia à distância |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| ABRO01022019.pdf | 878,98 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons
