Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/13179Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Rodrigues, Cristina Cordeiro de Muniz | - |
| dc.date.accessioned | 2019-02-04T11:26:00Z | - |
| dc.date.available | 2019-02-01 | - |
| dc.date.available | 2019-02-04T11:26:00Z | - |
| dc.date.issued | 2018-06-13 | - |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/13179 | - |
| dc.description.abstract | "Storytelling" is one of the earliest records of mankind. It is understood that through storytelling it is possible to learn and develop respect for our fellow men, to distinguish the right, to give value to human feelings. The purpose of this course completion work is to analyze the role or contribution of storytelling to child development and how it contributes to the development of children attending early childhood education. The research is justified because we understand that by exploring storytelling in a pleasurable way, it is possible for the subjects to elaborate on the lived and concepts that interest the teacher to develop, which, in turn, contributes to child development, benefiting greatly its processes of language development in early childhood education. Methodologically, we worked with the bibliographical review to construct and confirm the theoretical reference and, for the accomplishment of the field research, the application of questionnaires with open and closed questions was used. The work allowed to evaluate what teachers think and believe, in the case of the storytelling story as a methodological teaching practice, since this practice dynamically enhances teaching in school practice. The contributions and theoretical foundations of this work are based on authors such as: Teixeira (2010), Abramovich (1997), Prado (2005), Moura (2010), Coelho (2001), among others. | pt_BR |
| dc.description.provenance | Submitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2019-02-04T11:26:00Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) CCMR01022019.pdf: 676598 bytes, checksum: f9382b8808b9eed978aa5cdc7d9fd16e (MD5) | en |
| dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2019-02-04T11:26:00Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) CCMR01022019.pdf: 676598 bytes, checksum: f9382b8808b9eed978aa5cdc7d9fd16e (MD5) Previous issue date: 2018-06-13 | en |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
| dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
| dc.rights | Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
| dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ | * |
| dc.subject | Contação de histórias | pt_BR |
| dc.subject | Ensino - aprendizagem | pt_BR |
| dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
| dc.title | A contação de história na educação infantil: práticas e reflexões | pt_BR |
| dc.type | TCC | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Lima, Ivana Maria Medeiros de | - |
| dc.description.resumo | A “contação de histórias” é uma das práticas mais antigas que se tem registro da humanidade. Compreende-se que através da contação de histórias é possível aprender e desenvolver o respeito por nossos semelhantes, distinguir o certo, dar valor aos sentimentos humanos. O objetivo deste trabalho de conclusão de curso é analisar o papel ou contribuição da contação de história para o desenvolvimento da criança e como ela contribui para o desenvolvimento das crianças que frequentam a educação infantil. A pesquisa justifica-se porque entendemos que ao explorar a contação de histórias de forma prazerosa, possibilita-se aos sujeitos processos de elaboração acerca do vivido e de conceitos que interessam ao professor desenvolver, o que, por sua vez, contribui com o desenvolvimento infantil, beneficiando sobremaneira seus processos de desenvolvimento da linguagem na educação infantil. Metodologicamente, trabalhou-se com a revisão bibliográfica a fim de construir e confirmar o referencial teórico e, para a realização da pesquisa de campo empregou-se a aplicação de questionários com questões abertas e fechadas. O trabalho permitiu avaliar o que as professoras pensam e acreditam, no caso o imaginável da contação de histórias como prática metodológica de ensino, uma vez que essa prática potencializa, de forma dinâmica o ensino na prática escolar. As contribuições e fundamentações teóricas deste trabalho baseiam-se em autores como: Teixeira (2010), Abramovich (1997), Prado (2005), Moura (2010), Coelho (2001), dentre outros. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | Educação | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | CE - TCC - Pedagogia à distância | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| CCMR01022019.pdf | 660,74 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons
