Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/13182
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Hiara Jane da-
dc.date.accessioned2019-02-04T11:54:42Z-
dc.date.available2019-02-01-
dc.date.available2019-02-04T11:54:42Z-
dc.date.issued2018-06-28-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/13182-
dc.description.abstractThe present academic study has the character of socializing the information obtained in this research about the Relevance of Playful in Early Childhood Education, in a municipal public institution, attending to the benefits that the playful provides for the educational process, thus enabling the different abilities that are essential for effective learning. Is it problematic to question how teachers understand the play? How to guide the entertainment is more than a joke? Looking for answers through the general objective objectives to analyze how the teachers understand and use the playful in the classroom and specifically aims to understand the playful and how it contributes to the learning of the children, as well as verify how the teachers understand and use the playful the benefits of play in the teaching process. The vision of the meaningful approach aims to approach the student's previous knowledge, that is, to influence learning is what the learner already knows. The methodological research addressed in the study was made through the direct application of a questionnaire containing objective and subjective questions with four teachers from a Municipal School of Early Childhood Education, located in the city of Sertãozinho (PB). For the enrichment of my research I have used some theorists that presents a relevance on the ludic, such as Kishimoto (2010), Moyles (2002 and 2006), Ronca (1989), Oliveira (2000) among others. To cover the playful in the School presents as a design the double aspect of converting to the addition of the child, as an individual, and to the edification of knowledge, procedures that are closely related. The teacher thus needs to seek to give children an active role in the construction of knowledge.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2019-02-04T11:54:42Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) HJS01022019.pdf: 647844 bytes, checksum: 569626e135e0a630907338fae2432b3a (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-02-04T11:54:42Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) HJS01022019.pdf: 647844 bytes, checksum: 569626e135e0a630907338fae2432b3a (MD5) Previous issue date: 2018-06-28en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectLúdicopt_BR
dc.subjectDocentept_BR
dc.subjectEnsino - aprendizagempt_BR
dc.titleA relevância do lúdico na educação infantilpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Lima, Ivana Maria Medeiros de-
dc.description.resumoO presente estudo acadêmico apresenta um caráter de socializar as informações obtidas nesta pesquisa a respeito da Relevância do Lúdico na Educação Infantil, em uma instituição pública municipal, atendendo para os benefícios que o lúdico proporciona para o processo educacional, possibilitando assim, as diferentes habilidades que são essenciais para a aprendizagem eficaz. Tem como problemática questionar como os docentes compreendem o lúdico? Como nortear para que o lúdico seja mais que uma brincadeira? Buscando respostas por meio dos objetivos de objetivo geral analisar como os docentes compreendem e utilizam o lúdico em sala de aula e visa especificamente compreender o lúdico e como ele contribui com a aprendizagem das crianças, assim como verificar como os docentes compreender e utilizam o lúdico de forma significativa e detectar os benefícios do lúdico no processo de ensinar. A visão da abordagem significativa visa a abordagem do conhecimento prévio do aluno, ou seja, influencia o aprendizado é aquilo que o aprendiz já conhece. A pesquisa metodológica abordada no estudo se deu mediante a aplicação direta de um questionário contendo perguntas objetivas e subjetivas com quatro docentes de uma Escola Municipal de Educação Infantil, localizada na cidade de Sertãozinho (PB). Para o enriquecimento da minha pesquisa utilizei alguns teóricos que apresenta uma relevância sobre o lúdico, como Kishimoto (2010), Moyles (2002 e 2006), Ronca (1989), Oliveira (2000) entre outros. Abranger o lúdico na Escola apresenta como desígnio o duplo aspecto de convir ao acréscimo da criança, enquanto indivíduo, e à edificação do conhecimento, procedimentos estes profundamente conexos. O docente necessita assim, buscar oportunizar as crianças ser sujeito ativo na construção do conhecimento.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia à distância

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
HJS01022019.pdf632,66 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons