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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/13187
Tipo: TCC
Título: A importância da educação como estratégia na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer bucal
Autor(es): Guedes, Aretha Vieira
Primeiro Orientador: Aragão, Maria do Socorro
Resumo: O câncer bucal um problema de saúde pública a nível mundial, apesar de ser uma enfermidade que poderia ser curado ou, ao menos, oferecido um prognóstico mais favorável ao paciente, caso fosse diagnosticado em estágios iniciais. Um dos fatores que podem resultar na falta de um diagnóstico precoce é uma deficiência na formação profissional e/ou na educação continuada do profissional cirurgião-dentista. O objetivo deste trabalho foi verificar o conhecimento dos cirurgiões-dentistas da Equipe Estratégia Saúde da Família, do município de João Pessoa-PB, sobre Câncer Bucal. Foi um estudo de natureza observacional, com abordagem quantitativa descritiva e transversal, no qual foi aplicado um questionário com perguntas fechadas como instrumento de coleta de dados. Os resultados obtidos foram analisados através do GNU-PSPP Statistical Analysis Software, no qual foram categorizados para serem submetidos à análise descritiva por meio de frequência simples e relativa. Os resultados mostraram que dos 70 profissionais entrevistados, a maioria era composta por mulheres (78,57%), com idade entre 40 e 60 anos (44,29%), mais de vinte anos de graduação (45,72%), pós-graduados (78,7%) e formados na UFPB (70%). Mais de 70% dos CDs consideraram a leucoplasia como lesão pré-maligna mais relacionada ao câncer bucal, a úlcera indolor como aspecto inicial da lesão, e o consumo de tabaco e de álcool, exposição solar e prótese mal adaptada como principais fatores de risco. O C.C.E. foi apontado como câncer bucal mais comum por 50% dos entrevistados. Quanto à realização da biopsia, entretanto, a maioria dos profissionais afirmou que não se sentia capacitado a realizar este exame (97.72%). Não houve diferença estatisticamente significativa entre os que avaliaram bem o ensino que obtiveram durante a graduação e o autoconhecimento sobre o Câncer bucal. Também não houve significado estatístico entre os cirurgiões-dentistas que participaram de cursos de atualização sobre câncer, ao longo do último ano, e os que não o fizeram. Conclui-se que, embora a maioria dos cirurgiões-dentistas avaliados tenha demonstrado conhecimentos satisfatórios relacionados ao câncer bucal, é necessária a conscientização destes profissionais sobre a importância de colocar em prática, em suas atividades laborais, meios de detecção e prevenção da doença.
Abstract: Oral cancer is a worldwide public health problem and could be cured or, at least, had a more favorable prognosis to the patient if diagnosed in the early stages. One of the factors that may result in the lack of an early diagnosis is a deficiency in professional training and/or continuing education of the professional dentist. The objective of this study was to verify the knowledge of dentists of the da Equipe Estratégia Saúde da Família, in the city of João Pessoa-PB, on Oral Cancer. It was an observational study, with a descriptive and transversal quantitative approach, in which a questionnaire with closed questions was applied as instrument to collect data. The results were analyzed through the GNU-PSPP Statistical Analysis Software, in which they were categorized, analyzed and described by simple and relative frequency. The results showed that of the 70 professionals interviewed, the majority were women (78.57%), aged 40 to 60 (44.29%), more than twenty years of graduation (45.72%), post-graduate (78.7%) and graduated from the UFPB (70%). More than 70% of the dentists considered leukoplakia as the pre-malignant lesion most related to oral cancer, a painless ulcer as the initial lesion’ aspect, and tobacco and alcohol consumption, sun exposure and maladaptive prosthesis as the main risk factors. Squamous cell carcinoma was identified as the most common oral cancer by 50% of the interviewees. About the biopsy test, however, most of the professionals stated that they did not feel capable of performing it (97.72%). There was no statistically significant difference between those who evaluated well the teaching that they obtained during graduation and the self-acknowlegment about oral cancer. There was also no statistical significance among dentists who attended oral cancer update courses over the last year and those who did not. It is concluded that, although most dentists interviewee have demonstrated satisfactory knowledge related to oral cancer, it is necessary to raise awareness of these professionals on the importance of putting into practice, in their work activities, means of detection and prevention of the disease.
Palavras-chave: Câncer oral
Saúde
Educação continuada
Odontologia
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ODONTOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Odontologia
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/13187
Data do documento: 23-Nov-2017
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