Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/13189| Tipo: | TCC |
| Título: | Educação ambiental na escola: percepção e atuação de um grupo de professores de uma escola no município de Campina Grande/PB |
| Autor(es): | Martins, Miriam Souza |
| Primeiro Orientador: | Matias, Eliete Fernandes |
| Resumo: | A Educação Ambiental (EA) é um tema transversal e poderá ser estudada em todas as disciplinas, esta área de conhecimento não deve se limitar à sala de aula, especialmente por conter assuntos abrangentes que dizem respeito a aspectos mundiais relacionados à: ecologia, a economia, a políticos e as culturas dos povos ao redor do mundo. A EA precisa ser valorizada mundialmente a fim de conscientizar mais pessoas, empresas, indústrias e a sociedade em geral para combater as ações que prejudiquem e destruam a natureza. A presente pesquisa teve como objetivo central, expor as práticas educativas voltadas para a EA, desenvolvidas nas séries iniciais do Ensino Fundamental em duas escolas municipais, para, em seguida, debruçar-se numa análise geral sobre a percepção de um grupo de professores acerca dessas práticas, buscando responder a seguinte questão: Qual a percepção ambiental dos professores acerca das questões ambientais das séries iniciais do ensino fundamental? Para atingirmos este objetivo, perseguimos os seguintes objetivos específicos: (a) Explicitar e identificar a partir das teorias e estudos a importância da percepção ambiental no contexto escolar; (b) Verificar no Projeto Político Pedagógico (PPP) da escola e no planejamento anual dos professores os conteúdos voltados para a EA; (c) Destacar os projetos de EA incluídos no PPP da escola; e (d) Descrever ações desenvolvidas pelos professores com relação à EA. A metodologia utilizada para fundamentar a pesquisa, baseia-se em uma investigação qualitativa descritiva. O referencial teórico que fundamenta esta pesquisa foi constituído a partir das leituras em livros, revistas científicas, artigos e documentos disponibilizados sobre a questão ambiental no âmbito escolar. Tivemos como sujeitos da nossa pesquisa a equipe de professores das turmas do 1o ao 5o ano do turno da manhã. Para coleta de dado foi aplicado um questionário com perguntas abertas e fechadas para averiguação de como, ou se ocorre a prática da EA e sua estratégia pedagógica na escola. A pesquisa de campo apontou que há falta de incentivo e investimento da gestão municipal para desenvolver projetos permanentes sobre a EA envolvendo alunos, escola e a comunidade. Também constatamos que a maioria das professoras pesquisadas sente dificuldade para desenvolver esse tema com frequência mais demonstraram entender a importância da EA como reforço no ato de preservar e cuidar do meio ambiente, de conscientizar através da ação delas para com os alunos e destes para com o meio ambiente em que vivem. |
| Abstract: | Environmental Education (EE) is a cross-cutting theme and can be studied in all disciplines, this area of knowledge should not be confined to the classroom especially since it contains broad issues that relate to global aspects related to: ecology, economics, politics and the cultures of people around the world. EE needs to be valued worldwide to raise awareness, companies, industries and society in general to combat actions that damage and destroy nature. The present research had as main objective, to expose the educative practices directed to the EE developed in the initial series of Elementary School in this municipal school, then to look at a general analysis of the perception of a group of teachers about these practices, seeking to answer the following question:What is the environmental perception of teachers about environmental issues in the initial grades of elementary school? To achieve this goal, we pursue the following specific objectives: (a) Explain and identify from the theories and studies the importance of environmental perception in the school context; (b) Verify in the PPP of the school and in the annual planning of the teachers the contents directed to the EE; (c) Highlight the EE projects included in the PPP of the school; and (d) Describe actions developed by teachers in relation to EE. The methodology used to base the research is based on qualitative descriptive research. The theoretical framework that bases this research was constituted from the readings in books, scientific journals, articles and documents made available on the environmental issue in schools. We had as subjects of our research the team of teachers from the 1st to 5th grades of the morning shift. To collect data, a questionnaire was applied with open and closed questions to investigate how, or if the practice of EE and its pedagogical strategy in school occurs. The field research pointed out that there is lack of incentive and investment from municipal management to develop permanent projects on EE involving students, school and community.We also found that most of the researched teachers find it difficult to develop this theme frequently they have demonstrated to understand the importance of EE as reinforcement in the act of preserving and caring for the environment, to make them aware of their actions towards the students and of them towards the environment in which they live. |
| Palavras-chave: | Educação ambiental Meio ambiente Preservação da natureza |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
| Sigla da Instituição: | UFPB |
| Departamento: | Educação |
| Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
| URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
| URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/13189 |
| Data do documento: | 14-Jun-2018 |
| Aparece nas coleções: | CE - TCC - Pedagogia à distância |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| MSM05102018.pdf | 1,18 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons
