Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/13191
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSantos, Simone Ferreira de Oliveira-
dc.date.accessioned2019-02-04T14:33:36Z-
dc.date.available2019-02-01-
dc.date.available2019-02-04T14:33:36Z-
dc.date.issued2018-06-13-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/13191-
dc.description.abstractThe present work had the theme of playfulness in the school, and as a general objective to analyze how teachers develop playfulness in the classroom, understanding that play is a specific means in childhood to lead learning to play. The methodology adopted to carry out this research was field. In this research, we sought to know what is meant by ludicity based on some theorists such as: Moyles (2002), Brennand (2012), Kishimoto (2010), Vigotsky (1998) and others. The data collection was done through a questionnaire that allowed the participants (teachers) to report information through objective and subjective questions. This research had a qualitative approach, so it was possible to verify that playfulness is present in the classroom, through the knowledge of the teachers, developing the playfulness through means of activities that may favor the child in the process of teaching and learning in education children, leading to the achievement of respect and favoring development in a creative and inventive way, providing the integral and social development of the child.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2019-02-04T14:33:36Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) SFOS01022019.pdf: 563589 bytes, checksum: 60693509ba092dfc8af56a4cca187086 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-02-04T14:33:36Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) SFOS01022019.pdf: 563589 bytes, checksum: 60693509ba092dfc8af56a4cca187086 (MD5) Previous issue date: 2018-06-13en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectProfessorpt_BR
dc.subjectConhecimentopt_BR
dc.subjectLudicidadept_BR
dc.subjectEscolapt_BR
dc.titleA ludicidade na escola: uma experiência a partir da concepção dos professores da educação infantilpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Lima, Ivana Maria Medeiros de-
dc.description.resumoO presente trabalho teve como tema a ludicidade na escola, e como objetivo geral analisar como os professores desenvolvem a ludicidade na sala de aula, compreendendo que o brincar é um meio específico na infância para levar o aprender brincando. A metodologia adotada para realização desta pesquisa foi de campo. Em cumprimento dessa pesquisa procurou-se saber o que se entende por ludicidade baseando-se em alguns teóricos tais como: Moyles (2002), Brennand (2012), Kishimoto (2010), Vigotsky (1998), e entre outros. A coleta de dados se deu através de um questionário que permitiu aos participantes (professores) relatarem informações por meio de perguntas objetivas e subjetivas. Essa pesquisa teve uma abordagem qualitativa, desse modo, foi possível verificar que a ludicidade se faz presente na sala de aula, através do conhecimento das professoras, desenvolvendo a ludicidade por meios de atividades que possa favorecer a criança no processo de ensino e aprendizagem na educação infantil, conduzindo-a para a conquista do respeito e favorecendo o desenvolvimento de forma criativa e inventiva, proporcionando o desenvolvimento integral e social da criança.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia à distância

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SFOS01022019.pdf550,38 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons