Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/13194
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSantos, Thamandra Nayanna de Souza-
dc.date.accessioned2019-02-04T15:05:38Z-
dc.date.available2019-02-01-
dc.date.available2019-02-04T15:05:38Z-
dc.date.issued2018-06-14-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/13194-
dc.description.abstractThis work aimed to know the representation of university students of the Pedagogy course of the Federal University of Paraíba, in the mode of distance learning, about bullying. A total of 10 students, enrolled in the 7th and 8th years, aged between 21 and 31 years participated in this research (M= 28,6; DP= 3,33) , being 02 male participants and 08 female students. Data collection was done through a sociodemographic questionnaire, followed by a semi-structured interview script. The result indicated that the participants identified bullying as an intentional practice of humiliating and assaulting each other, a persecution, prejudice, manifested by physical and verbal / psychological aggression. In addition, they have demonstrated knowledge of only two types of bullying, namely verbal / psychological and physical, not mentioning social / relational and only one respondent mentioned cyberbullying / virtual. It is concluded that the participants presented a representation consistent with the literature, although with gaps in knowledge. In view of this, we see the need for a greater discussion of the theme in universities, especially in the pedagogy course, and in schools, in order to have more prevention and intervention actions.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2019-02-04T15:05:38Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) TNSS01022019.pdf: 642805 bytes, checksum: 7a6db69558fbdc9e1986fd5cb80d47ca (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-02-04T15:05:38Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) TNSS01022019.pdf: 642805 bytes, checksum: 7a6db69558fbdc9e1986fd5cb80d47ca (MD5) Previous issue date: 2018-06-14en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectPedagogiapt_BR
dc.subjectEnsino superiorpt_BR
dc.subjectBullyingpt_BR
dc.titleRepresentação dos universitários do curso de Pedagogia sobre o bullyingpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Fonsêca, Patrícia Nunes da-
dc.description.resumoEste trabalho teve como objetivo conhecer a representação dos universitários do curso de Pedagogia da Universidade Federal da Paraíba, na modalidade de ensino a distância, sobre o bullying. Participaram dessa pesquisa um total de 10 discentes, matriculados no 7o e 8o período, com idades entre 21 e 31 anos (M= 28,6; DP= 3,33), sendo 02 participantes do sexo masculino e 08 do sexo feminino. A coleta de dados foi realizada através de um questionário sociodemográfico, seguido por um roteiro de entrevista semiestruturado. O resultado indicou que os participantes da pesquisa identificam o bullying como uma prática intencional de humilhar e agredir o outro, uma perseguição, preconceito, manifestado por agressões físicas e verbais/psicológicas. Além disso, demonstraram ter conhecimento apenas de dois tipos de Bullying, a saber, o verbal/psicológico e o físico, não mencionando o social/relacional e apenas um respondente mencionou o cyberbullying/virtual. Conclui-se que os participantes apresentaram uma representação condizente com a literatura, embora com lacunas no conhecimento. Diante disso, percebe-se a necessidade de uma maior discussão da temática nas universidades, especialmente no curso de pedagogia, e nas escolas, a fim de que hajam mais ações de prevenção e intervenção.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia à distância

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TNSS01022019.pdf627,74 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons