Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/13194Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Santos, Thamandra Nayanna de Souza | - |
| dc.date.accessioned | 2019-02-04T15:05:38Z | - |
| dc.date.available | 2019-02-01 | - |
| dc.date.available | 2019-02-04T15:05:38Z | - |
| dc.date.issued | 2018-06-14 | - |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/13194 | - |
| dc.description.abstract | This work aimed to know the representation of university students of the Pedagogy course of the Federal University of Paraíba, in the mode of distance learning, about bullying. A total of 10 students, enrolled in the 7th and 8th years, aged between 21 and 31 years participated in this research (M= 28,6; DP= 3,33) , being 02 male participants and 08 female students. Data collection was done through a sociodemographic questionnaire, followed by a semi-structured interview script. The result indicated that the participants identified bullying as an intentional practice of humiliating and assaulting each other, a persecution, prejudice, manifested by physical and verbal / psychological aggression. In addition, they have demonstrated knowledge of only two types of bullying, namely verbal / psychological and physical, not mentioning social / relational and only one respondent mentioned cyberbullying / virtual. It is concluded that the participants presented a representation consistent with the literature, although with gaps in knowledge. In view of this, we see the need for a greater discussion of the theme in universities, especially in the pedagogy course, and in schools, in order to have more prevention and intervention actions. | pt_BR |
| dc.description.provenance | Submitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2019-02-04T15:05:38Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) TNSS01022019.pdf: 642805 bytes, checksum: 7a6db69558fbdc9e1986fd5cb80d47ca (MD5) | en |
| dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2019-02-04T15:05:38Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) TNSS01022019.pdf: 642805 bytes, checksum: 7a6db69558fbdc9e1986fd5cb80d47ca (MD5) Previous issue date: 2018-06-14 | en |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
| dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
| dc.rights | Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
| dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ | * |
| dc.subject | Pedagogia | pt_BR |
| dc.subject | Ensino superior | pt_BR |
| dc.subject | Bullying | pt_BR |
| dc.title | Representação dos universitários do curso de Pedagogia sobre o bullying | pt_BR |
| dc.type | TCC | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Fonsêca, Patrícia Nunes da | - |
| dc.description.resumo | Este trabalho teve como objetivo conhecer a representação dos universitários do curso de Pedagogia da Universidade Federal da Paraíba, na modalidade de ensino a distância, sobre o bullying. Participaram dessa pesquisa um total de 10 discentes, matriculados no 7o e 8o período, com idades entre 21 e 31 anos (M= 28,6; DP= 3,33), sendo 02 participantes do sexo masculino e 08 do sexo feminino. A coleta de dados foi realizada através de um questionário sociodemográfico, seguido por um roteiro de entrevista semiestruturado. O resultado indicou que os participantes da pesquisa identificam o bullying como uma prática intencional de humilhar e agredir o outro, uma perseguição, preconceito, manifestado por agressões físicas e verbais/psicológicas. Além disso, demonstraram ter conhecimento apenas de dois tipos de Bullying, a saber, o verbal/psicológico e o físico, não mencionando o social/relacional e apenas um respondente mencionou o cyberbullying/virtual. Conclui-se que os participantes apresentaram uma representação condizente com a literatura, embora com lacunas no conhecimento. Diante disso, percebe-se a necessidade de uma maior discussão da temática nas universidades, especialmente no curso de pedagogia, e nas escolas, a fim de que hajam mais ações de prevenção e intervenção. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | Educação | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | CE - TCC - Pedagogia à distância | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| TNSS01022019.pdf | 627,74 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons
