Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/13199
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Joelson Lima da-
dc.date.accessioned2019-02-04T17:58:32Z-
dc.date.available2019-02-04-
dc.date.available2019-02-04T17:58:32Z-
dc.date.issued2018-04-25-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/13199-
dc.description.abstractThis study aimed to show through 3D object construction using GeoGebra software as a support to the learning process in the content of geometric places in space. We highlight the use of GeoGebra software and its main tools in the fat and spatial geometry through the construction and visualization of the concepts presented in scripts for creation of at gures and in 3D. To do so, we present the GeoGebra software interface for at and spatial geometry. We present the denition of locus and propositions related to the subject and choose five locoes theoretically described for the step-by-step construction of 3D figures so that they can represent such objects dynamically. Through all the construction carried out, it was possible to confirm that GeoGebra software can aid in the learning process by opening up possibilities for a more effective, dynamic and constructivist education.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Eliane Freitas (elianneaninha@gmail.com) on 2019-02-04T17:58:32Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) Arquivototal.pdf: 15300855 bytes, checksum: 5a7bcabf40bcc4f6e646e3effc1fc5f4 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-02-04T17:58:32Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) Arquivototal.pdf: 15300855 bytes, checksum: 5a7bcabf40bcc4f6e646e3effc1fc5f4 (MD5) Previous issue date: 2018-04-25en
dc.description.sponsorshipNenhumapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectGeometria espacialpt_BR
dc.subjectGeogebrapt_BR
dc.subjectLugares geométricospt_BR
dc.subjectSpatial geometrypt_BR
dc.subjectGeogebrapt_BR
dc.subjectGeometric locationspt_BR
dc.titleO uso do GeoGebra na construção de figuras dinâmicas de lugares geométricos no espaçopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Andrade, Lenimar Nunes de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0953464916487813pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6282763349012045pt_BR
dc.description.resumoEste estudo objetivou mostrar através da construção de objetos em 3D usando o software GeoGebra como apoio ao processo de aprendizagem no conteúdo de lugares geométricos no espaço. Destacamos o uso do software GeoGebra e suas principais ferramentas na geometria plana e espacial através da construção e visualização dos conceitos apresentados em roteiros de criação de figuras planas e em 3D. Para tanto, apresentamos a interface do software GeoGebra para geometria plana e espacial. Apresentamos a definição de lugar geométrico e proposições relativos ao assunto e escolhemos cinco lugares geométricos descritos teoricamente para a construção passo a passo de figuras em 3D de modo que possam representar tais objetos dinamicamente. Por meio de toda a construção realizada, foi possível confirmar que o software GeoGebra pode auxiliar no processo de aprendizagem abrindo possibilidade para se obter uma educação mais eficaz, dinâmica e construtivista.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentMatemáticapt_BR
dc.publisher.programMestrado Profissional em Matemáticapt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA::MATEMATICA APLICADApt_BR
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Exatas e da Natureza (CCEN) - Mestrado Profissional em Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Arquivototal.pdfArquivo total14,94 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons