Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/1320
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSantos, Joyce Martins dos-
dc.date.accessioned2016-09-28T11:12:14Z-
dc.date.available2016-09-28T11:12:14Z-
dc.date.issued2016-09-28-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/1320-
dc.description.abstractThe objective of this monograph is to analyse and reflect upon the life trajectory of women and their gender implications for the process of schooling of these women as citizens, based on an understanding of literacy as a broad process of social insertion. But precisely, the studies have focused on the educational process of students who attend one night school and who have historically had their access to schooling restricted. Fieldwork was carried out at the Desembargador Braz Baracuhy State School. Observation and intervention in the daily life of these women was carried out by means of questionnaires, interviews and reports which revealed the implications of gender in their school life. It was possible to establish how important it is for the women to have their own space in the classroom. Our research allows us to emphasise the relations of gender, to systematize and discuss the right to education, women’s right to equality of conditions of access and permanence in the school environment, equality between the sexes and respect for these women who fulfil a triple working day, principally those women from the popular classes. When concluding this research it was possible to conclude the importance of not forgetting the contribution of Youth and Adult Education to the formation of these women as citizens.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2016-09-28T11:12:14Z No. of bitstreams: 1 JMS28092016.pdf: 502784 bytes, checksum: 73332287032d79371bde23dcb571a9c5 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-09-28T11:12:14Z (GMT). No. of bitstreams: 1 JMS28092016.pdf: 502784 bytes, checksum: 73332287032d79371bde23dcb571a9c5 (MD5)en
dc.language.isoptpt_BR
dc.relation.ispartofseriesJoão Pessoa, 2014.-
dc.subjectEducação de jovens e adultospt_BR
dc.subjectEducação religiosapt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.titleImplicações de gênero no processo de escolarização: os motivos que levaram as mulheres a estudar na EJApt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Ireland, Timothy Denis Ireland-
dc.description.resumoEste trabalho teve como objetivo analisar e tecer reflexões a respeito da trajetória de vida das mulheres e das implicações de gênero sobre o processo de escolarização da mulher cidadã, entendendo o seu processo de alfabetização como amplo e de inserção so cial. Mas precisamente, os estudos têm como foco o processo de escolarização de alunas que frequentam um curso noturno e que historicamente tiveram o seu acesso restrito ao ensino - aprendizagem. A pesquisa de campo foi realizada na Escola Estadual Desembarg ador Braz Baracuhy. O trabalho de observação e intervenção no cotidiano dessas mulheres foi realizado através de questionários, entrevistas e relatos que evidenciaram as implicações de gênero na sua vida escolar. Foi possível constatar o quanto é important e que as mulheres tenham um lugar privilegiado em sala de aula. O trabalho permitiu enfatizar as relações de gênero, siste matizar e discutir o direito à e ducação, o direito da mulher à igualdade de condições para o seu acesso e permanência no ambiente esco lar, a igualdade entre os sexos e o respeito às mulheres por realizarem uma tripla jornada, principalmente as pertencentes às classes menos favorecidas. Ao término desta pesquisa foi possível concluir que é essencial não esquecer que a Educação de Jovens e Adultos contribui para a formação da cidadania das mulheres.-
dc.publisher.departmentEducação-
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JMS28092016.pdf491 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.