Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/13220
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSantos, Wagner da Silva.-
dc.date.accessioned2019-02-05T10:52:57Z-
dc.date.available2019-02-01-
dc.date.available2019-02-05T10:52:57Z-
dc.date.issued2018-07-06-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/13220-
dc.description.abstractThis research deals with the insertion of digital information and communication technologies (TDICs) in education, showing how the media is growing and influencing the reality of many young people, since at the same time the media are very important for education and can contribute to formation of conscious and critical people to live in an increasingly demanding society. Its main objective is to understand the social representations of educators in relation to digital technologies of information and communication. This work was based on three main stages, where in the first we search the concepts, the contributions and the insertion of the TDICs in the classrooms. The second moment we present our theoretical references, where we will show the importance of TDICs and their challenges to education, the challenges of teachers and the insertion of technologies in the classroom, their contributions to teaching learning. Our third part alludes to the methodology and results of the research work, where we observe some points of insecurity on the part of the professionals researched, lack of knowledge and preparation of some professionals, these are some of the problems observed in relation to the insertion of the TDICs in the classrooms. These are some of the points that we observe and need to be alerted to, since the knowledge and preparation of the professionals are of fundamental importance for the teaching learning and development of the students.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2019-02-05T10:52:57Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) WSS01022019.pdf: 1138670 bytes, checksum: 0654303549fbca17bef2539f9fc7e0d9 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-02-05T10:52:57Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) WSS01022019.pdf: 1138670 bytes, checksum: 0654303549fbca17bef2539f9fc7e0d9 (MD5) Previous issue date: 2018-07-06en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectTecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs)pt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectEducadorespt_BR
dc.subjectRepresentação socialpt_BR
dc.subjectMídias digitaispt_BR
dc.titleAs mídias na educação: a tecnologia e suas contribuições para o ensino e aprendizagempt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Moura, Giovanna Barroca de-
dc.description.resumoEsta pesquisa trata sobre a inserção das tecnologias digitais da informação e comunicação (TDICs) na educação, mostrando como as mídias vêm crescendo e influenciando a realidade de muitos jovens, uma vez que contemporaneamente os meios de comunicação são muito importantes para a educação podendo contribuir para formação de pessoas conscientes e criticas para vivência em uma sociedade cada vez mais exigente. Tendo como principal objetivo apreender as representações sociais dos educadores em relação às tecnologias digitais da informação e comunicação. Este trabalho foi embasado em três principais etapas, onde na primeira buscamos os conceitos, as contribuições e a inserção das TDICs nas salas de aula. O segundo momento apresentamos os nossos referenciais teóricos, onde mostraremos a importância das TDICs e seus desafios para a educação, os desafios dos docentes e da inserção das tecnologias na sala de aula, suas contribuições para ensino aprendizagem. A nossa terceira parte alude sobre a metodologia e os resultados do trabalho de pesquisa, onde observamos alguns pontos de insegurança por parte dos profissionais pesquisados, falta de conhecimentos e preparo de alguns profissionais, esses são alguns dos problemas observados em relação à inserção das TDICs nas salas de aula. Esses são alguns pontos os quais observamos e precisamos alertarmo-nos, visto que o conhecimento e preparo dos profissionais são de fundamental importância para o ensino aprendizagem e desenvolvimento dos educandos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia à distância

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
WSS01022019.pdf1,11 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons