Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/13222
metadata.dc.type: TCC
Title: O texto multimodal em questões objetivas de compreensão leitora no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).
metadata.dc.creator: Albuquerque, Ana Karenina da Silva
metadata.dc.contributor.advisor1: Silva, Francisco Eduardo Vieira da
metadata.dc.description.resumo: As transformações na área da educação em geral, principalmente no Ensino Médio, trouxe para o contexto educacional o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) em 1998, considerado como mais uma ação da política nacional de avaliação da educação. Política essa que, através do ENEM, vem abordando os gêneros textuais de maneira diversificada, distanciando a abordagem mais tradicionalista da gramática prescritiva. Considerando tal fato, o trabalho abordou a multimodalidade nas questões do ENEM, observando as provas de “Linguagens, Códigos e suas Tecnologias”, analisando as questões de Língua Portuguesa, entre os anos de 1998 a 2017, com o objetivo de verificar quais são as diferentes estratégias cognitivas utilizadas pelo leitor no processo de leitura de gêneros multimodais. A escolha do corpus se deve ao questionamento sobre a Teoria da Multimodalidade aplicada às questões do ENEM, na construção e compreensão leitora. Para isso, utilizamos os pressupostos teóricos de Marcuschi (2010), no que diz respeito à definição e funcionalidade dos gêneros textuais; com respaldo em Dionísio e Vasconcelos (2013), nas questões que envolvem a leitura e a capacidade de aprendizagem, e os estudos de Buzen e Mendonça (2013), sobre as múltiplas linguagens no contexto do ensino médio. Como resultados, observarmos em nossa pesquisa que, o leitor é quem decodificará os símbolos, tendo uma postura mais ativa ao reconstruir o sentido das questões do ENEM, e sendo um articulador dos elementos internos da questão, utilizando seus conhecimentos já adquiridos, no processo de escolarização como nas práticas vivenciadas no seu meio social.
Abstract: The changes in the area of education in general, especially in High School, brought to the educational context the National High School Examination (ENEM) in 1998, considered as one more action of the national education evaluation policy. This policy, through the ENEM, has been approaching the textual genres in a diversified way, distancing the more traditionalist approach from the prescriptive grammar. Considering this fact, this work addressed multimodality in the ENEM issues, observing the proofs of "Languages, Codes and their Technologies", analyzing Portuguese Language issues, between the years of 1998 and 2017, in order to verify what are the different cognitive strategies used by the reader in the process of reading multimodal genres. The choice of the corpus is due to the questioning about the Multimodality Theory applied to the ENEM questions, in the construction and reading comprehension. For this, we use the theoretical assumptions of Marcuschi (2010), regarding the definition and functionality of textual genres; with support in Dionísio and Vasconcelos (2013), in questions involving reading and learning capacity, and the studies of Buzen and Mendonça (2013) on multiple languages in the context of secondary education. As a result, we observe in our research that the reader is the one who will decode symbols, taking a more active stance in rebuilding the meaning of the Enem's questions, and being an articulator of the internal elements of the question, using his already acquired knowledge, in the process of as in the practices lived in their social environment.
Keywords: ENEM
Multimodalidade
Estratégias Cognitivas
Gêneros Textuais
Gêneros Multimodais
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Letras Clássicas e Vernáculas
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/13222
Issue Date: 11-Jun-2018
Appears in Collections:TCC - Letras - Português (Curso presencial)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
AKSA11062018.pdf2,12 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.