Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/1322
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorAmori, Ana Luisa Nogueira de-
dc.creatorLeite, Fernanda Oliveira-
dc.creatorSilva, Luana Nunes da-
dc.date.accessioned2016-09-28T11:31:22Z-
dc.date.available2016-09-28T11:31:22Z-
dc.date.issued2016-09-28-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/1322-
dc.descriptionEste trabalho de Conclusão de Curso foi construído tendo como objetivo geral analisar a prática docente das professoras no CREI. Abordamos no primeiro capítulo um breve histórico sobre a Educação Infantil no Brasil, fazendo relação às transformações ocorridas até os dias atuais. No segundo capítulo, tratamos sobre a prática docente em seu contexto geral, fazendo relação com a nossa vivência nas salas que observamos no CREI. Nessa perspectiva, apresentamos os resultados referentes a um estudo qualitativo da prática docente do professor da educação infantil, bem como suas concepções acerca dessa área. Trata-se de uma pesquisa qualitativa que teve como campo um CREI da Rede Municipal de Ensino, sendo observadas quatro salas de aula e quatro professoras. Utilizamos como fonte de pesquisa o questionário com questões abertas e a observação semanal, contando com o diário de campo. A análise dos dados nos mostrou que a prática das professoras necessita de constante transformação, onde a busca pelo aperfeiçoamento diário se dá a partir de novos caminhos, novas descobertas facilitando, assim, a mediação da sua prática.pt_BR
dc.description.abstractThis course conclusion paper was built having as general goal to analyze the teaching practice of the teachers in the CREI. We approached in the first chapter a brief history about the Children Educations in Brazil, in order to make a relation to the changes occurred until present days. In the second chapter, we dealt with the teaching practice in its overall context, in order to make a relation with our personal experiences in classrooms we have observed in the CREI. In this perspective, we presented the results in terms of a qualitative research of the teaching practice of the teacher of the Children Education, as well as his conceptions concerning this area. It deals with a qualitative research which had as field a CREI of the municipal schools, being observed four classrooms and four teachers. We used as sources of investigation a questionnaire with subject questions and the weekly observation, counting on the field diary. The analysis of data showed us the teachers ́ teaching practice need constant changes, where the seeking of diary improvement gives from new paths, new findings and then facilitate in this way, the mediation of their practice.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2016-09-28T11:31:22Z No. of bitstreams: 1 FOL28092016.pdf: 229247 bytes, checksum: 56ada310b2113f09802fc8582d187ceb (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-09-28T11:31:22Z (GMT). No. of bitstreams: 1 FOL28092016.pdf: 229247 bytes, checksum: 56ada310b2113f09802fc8582d187ceb (MD5)en
dc.language.isoptpt_BR
dc.relation.ispartofseriesJoão Pessoa;2015.-
dc.subjectPrática pedagógicapt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.titleA prática pedagógica na educação infantil em um Centro de Referência de Educação Infantil (CREI) de João Pessoapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Amorim, Ana Luisa Nogueira de-
dc.description.resumoEste trabalho de Conclusão de Curso foi construído tendo como objetivo geral analisar a prática docente das professoras no CREI. Abordamos no primeiro capítulo um breve histórico sobre a Educação Infantil no Brasil, fazendo relação às transformações ocorridas até os dias atuais. No segundo capítulo, tratamos sobre a prática docente em seu contexto geral, fazendo relação com a nossa vivência nas salas que observamos no CREI. Nessa perspectiva, apresentamos os resultados referentes a um estudo qualitativo da prática docente do professor da educação infantil, bem como suas concepções acerca dessa área. Trata-se de uma pesquisa qualitativa que teve como campo um CREI da Rede Municipal de Ensino, sendo observadas quatro salas de aula e quatro professoras. Utilizamos como fonte de pesquisa o questionário com questões abertas e a observação semanal, contando com o diário de campo. A análise dos dados nos mostrou que a prática das professoras necessita de constante transformação, onde a busca pelo aperfeiçoamento diário se dá a partir de novos caminhos, novas descobertas facilitando, assim, a mediação da sua prática.-
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FOL28092016.pdf223,87 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.