Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/1322Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.contributor.advisor | Amori, Ana Luisa Nogueira de | - |
| dc.creator | Leite, Fernanda Oliveira | - |
| dc.creator | Silva, Luana Nunes da | - |
| dc.date.accessioned | 2016-09-28T11:31:22Z | - |
| dc.date.available | 2016-09-28T11:31:22Z | - |
| dc.date.issued | 2016-09-28 | - |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/1322 | - |
| dc.description | Este trabalho de Conclusão de Curso foi construído tendo como objetivo geral analisar a prática docente das professoras no CREI. Abordamos no primeiro capítulo um breve histórico sobre a Educação Infantil no Brasil, fazendo relação às transformações ocorridas até os dias atuais. No segundo capítulo, tratamos sobre a prática docente em seu contexto geral, fazendo relação com a nossa vivência nas salas que observamos no CREI. Nessa perspectiva, apresentamos os resultados referentes a um estudo qualitativo da prática docente do professor da educação infantil, bem como suas concepções acerca dessa área. Trata-se de uma pesquisa qualitativa que teve como campo um CREI da Rede Municipal de Ensino, sendo observadas quatro salas de aula e quatro professoras. Utilizamos como fonte de pesquisa o questionário com questões abertas e a observação semanal, contando com o diário de campo. A análise dos dados nos mostrou que a prática das professoras necessita de constante transformação, onde a busca pelo aperfeiçoamento diário se dá a partir de novos caminhos, novas descobertas facilitando, assim, a mediação da sua prática. | pt_BR |
| dc.description.abstract | This course conclusion paper was built having as general goal to analyze the teaching practice of the teachers in the CREI. We approached in the first chapter a brief history about the Children Educations in Brazil, in order to make a relation to the changes occurred until present days. In the second chapter, we dealt with the teaching practice in its overall context, in order to make a relation with our personal experiences in classrooms we have observed in the CREI. In this perspective, we presented the results in terms of a qualitative research of the teaching practice of the teacher of the Children Education, as well as his conceptions concerning this area. It deals with a qualitative research which had as field a CREI of the municipal schools, being observed four classrooms and four teachers. We used as sources of investigation a questionnaire with subject questions and the weekly observation, counting on the field diary. The analysis of data showed us the teachers ́ teaching practice need constant changes, where the seeking of diary improvement gives from new paths, new findings and then facilitate in this way, the mediation of their practice. | pt_BR |
| dc.description.provenance | Submitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2016-09-28T11:31:22Z No. of bitstreams: 1 FOL28092016.pdf: 229247 bytes, checksum: 56ada310b2113f09802fc8582d187ceb (MD5) | en |
| dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2016-09-28T11:31:22Z (GMT). No. of bitstreams: 1 FOL28092016.pdf: 229247 bytes, checksum: 56ada310b2113f09802fc8582d187ceb (MD5) | en |
| dc.language.iso | pt | pt_BR |
| dc.relation.ispartofseries | João Pessoa;2015. | - |
| dc.subject | Prática pedagógica | pt_BR |
| dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
| dc.subject | Formação de professores | pt_BR |
| dc.title | A prática pedagógica na educação infantil em um Centro de Referência de Educação Infantil (CREI) de João Pessoa | pt_BR |
| dc.type | TCC | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Amorim, Ana Luisa Nogueira de | - |
| dc.description.resumo | Este trabalho de Conclusão de Curso foi construído tendo como objetivo geral analisar a prática docente das professoras no CREI. Abordamos no primeiro capítulo um breve histórico sobre a Educação Infantil no Brasil, fazendo relação às transformações ocorridas até os dias atuais. No segundo capítulo, tratamos sobre a prática docente em seu contexto geral, fazendo relação com a nossa vivência nas salas que observamos no CREI. Nessa perspectiva, apresentamos os resultados referentes a um estudo qualitativo da prática docente do professor da educação infantil, bem como suas concepções acerca dessa área. Trata-se de uma pesquisa qualitativa que teve como campo um CREI da Rede Municipal de Ensino, sendo observadas quatro salas de aula e quatro professoras. Utilizamos como fonte de pesquisa o questionário com questões abertas e a observação semanal, contando com o diário de campo. A análise dos dados nos mostrou que a prática das professoras necessita de constante transformação, onde a busca pelo aperfeiçoamento diário se dá a partir de novos caminhos, novas descobertas facilitando, assim, a mediação da sua prática. | - |
| Aparece nas coleções: | CE - TCC - Pedagogia | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| FOL28092016.pdf | 223,87 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
