Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/13302
Tipo: | TCC |
Título: | A prática da produção textual no ensino médio: uma experiência com o PROMEB |
Autor(es): | ABÍLIO, Karla Andryelle Félix |
Primeiro Orientador: | Esvael, Eliana Vasconcelos da Silva |
Resumo: | Este trabalho tem como principal objetivo relatar uma experiência de trabalho com o gênero textual redação de vestibular, proposto por meio de atividades em sala de aula do ensino médio. A presente pesquisa propõe analisar 05 (cinco) produções textuais, evidenciando o domínio da escrita da língua padrão e a estrutura do gênero proposto. O material coletado refere-se a produções do projeto de intervenção PROMEB – Programa de Melhoria da Educação Básica, ano de 2016, orientado pela professora Eliana Vasconcelos da Silva Esvael, realizado na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Domingos José da Paixão, localizado no bairro de Muçumagro em João Pessoa, Paraíba, no 2º ano do ensino médio, turno manhã. Como base teórica foram utilizados os seguintes autores: Koch (2001); Koch e Elias (2017), Koche, OCEM (2006), PCNEM (2000), Marcuschi (2008) e Bakhtin (2011). |
Abstract: | This work has as main objective to report a work experience with the verbal gender composition of the vestibular, proposed through activities in high school classroom. The present research proposes to analyze 05 (five) textual productions, evidencing the domain of the writing of the standard language and the structure of the proposed genre. The collected material refers to productions of the intervention project PROMEB - Program of Improvement of Basic Education, year 2016, guided by the teacher Eliana Vasconcelos da Silva Esvael, realized at the State School of Primary and Secondary Education Domingos José da Paixão, located in the neighborhood of Muçumagro in João Pessoa, Paraíba, in the 2nd year of high school, morning shift. The following authors were used as theoretical basis: Koch (2001); Koch and Elias (2017), Koche, OCEM (2006), PCNEM (2000), Marcuschi (2008) and Bakhtin (2011). |
Palavras-chave: | gênero textual redação ensino médio |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Letras Clássicas e Vernáculas |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/13302 |
Data do documento: | 22-Out-2018 |
Aparece nas coleções: | TCC - Letras - Português (Curso presencial) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
KAFA22102018.pdf | 1,84 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.