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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/1330
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMedeiros, Patrícia Helena Meireles Fernandes de-
dc.date.accessioned2016-09-28T13:11:14Z-
dc.date.available2016-09-28T13:11:14Z-
dc.date.issued2016-09-28-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/1330-
dc.descriptionO presente trabalho tem por objetivo analisar o papel do pedagogo junto a uma pessoa com Paralisia Cerebral, visando o desenvolvimento da autonomia deste indivíduo, especialmente nas AVD – Atividades de Vida Diária. Para tanto, utilizamos a pesquisa empírica com abordagem qualitativa, que também se configura como pesquisa bibliográfica, pois utilizamos conceitos temáticos para formar pontes conceituais para este estudo, além do Estudo de Caso, acompanhado de intervenções pedagógicas voltadas para a construção da autonomia do sujeito e envolvimento da família neste sentido. Como instrumentos de pesquisa utilizamos o Diário de Campo, a Entrevista semi estruturada (com os pais de nosso sujeito de pesquisa), e a Entrevista estruturada (com o próprio sujeito pesquisado). Os resultados revelaram por um lado, que nosso sujeito – aqui identificado por “Camila” -, solteira, sexo feminino, 36 anos, era totalmente dependente dos pais, especialmente nas AVD, e por outro, que seus pais estimulavam sua condição de dependência e não identificavam suas potencialidades. Após nossas intervenções pedagógicas junto à “Camila” e também junto aos seus pais, identificamos que os pais conseguiram identificar capacidades na filha, ao mesmo tempo em que “Camila” desenvolveu autonomia nas AVD, quando estimulada pela pedagoga. Desse modo, comprovamos que o papel do pedagogo não se restringe à docência - como muitos acreditam -, vai mais além: trata-se de educar para a vida.pt_BR
dc.description.abstractThis paper aims to examine the role of the teacher next to a person with cerebral palsy, to develop the autonomy of the individual, especially ADL - Activities of Daily Living. Therefore, we use the empirical research with qualitative approach, which is also configured as literature, for use thematic concepts to form conceptual bridges for this study, in addition to the Case Study, accompanied by targeted educational interventions to build the autonomy of the subject and family involvement in this regard. As research instruments we use the Field Journal, the Structured Interview (with the parents of our research subject), and the semi structured interview (with the researched subject himself). Results revealed firstly, that our object of study - identified herein as " Camila " -, single, female, 36, was totally dependent on parents, especially ADL, and second, that their parents encouraged their condition of dependency and did not identify their potential. After our pedagogical interventions in "Camila", and also with their parents, it was found that parents were able to identify the daughter capabilities while that "Camila", developed autonomy ADL, when stimulated by the educator. Thus, we proved that the role of the teacher is not limited to teaching - as many believe -, goes further: it is to educate for life.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2016-09-28T13:11:14Z No. of bitstreams: 1 PHMFM28092016.pdf: 1936637 bytes, checksum: deeb99095081d72cd53aa2b5fb0f0ce7 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-09-28T13:11:14Z (GMT). No. of bitstreams: 1 PHMFM28092016.pdf: 1936637 bytes, checksum: deeb99095081d72cd53aa2b5fb0f0ce7 (MD5)en
dc.language.isoptpt_BR
dc.relation.ispartofseriesJoão Pessoa, 2015.-
dc.subjectParalisia cerebralpt_BR
dc.subjectIntervenção pedagógicapt_BR
dc.subjectPedagogopt_BR
dc.titleA intervenção pedagógica em domicílio: contribuições para a autonomia de pessoas com paralisia cerebralpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Santiago, Sandra Alves da Silva-
dc.description.resumoO presente trabal ho tem por objetivo analisar o papel do pedagogo junto a uma pessoa com Paralisia Cerebral, visando o desenvolvimento da autonomia deste indivíduo , especialmente nas AVD – Atividades de Vida Diária . Para tanto, utilizamos a pesquisa empírica com abordagem qualitativa, que também se configura como pesquisa bibli ográfica, pois utilizamos conceitos temáticos para formar pontes conceituais para este estudo , al ém do Estudo de C aso, acompanhado de intervenções pedagógicas voltadas para a construção da autonomia do sujeito e envolvimento da família neste sentido . C omo instrumentos de pesquisa utilizamos o D i ário de C ampo, a E ntrevista semi estruturada ( com os pais de nosso sujeito de pesquisa ) , e a E ntrevista estruturada ( c om o próprio sujeito pesquisa do) . Os resultados revelaram por um lado, que nosso sujeito – aqu i identificado por “Camila” - , solteira, sexo feminino, 36 anos, era totalmente dependente dos pais, especialmente nas AVD, e por outro, que s eus pais estimulavam sua condição de dependência e não identificavam suas potencialidades. Após nossas intervençõe s pedagógicas junto à “Camila” e também junto aos seus pais, identificamos que os pais conseguiram identificar capacidades na filha, ao mesmo tempo em que “Camila” desenvolveu autonomia nas AVD , quando estimulada pela pedagoga . Desse modo, c omprovamos que o pape l do pedagogo não se restringe à docência - como muitos acreditam - , vai mais além : trata - se de educar para a vida-
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

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