Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/13324| Tipo: | TCC |
| Título: | Brincando de dialogar com Bakhtin em sala de aula |
| Autor(es): | MOREIRA, Renata Xavier |
| Primeiro Orientador: | Viana, Janielly Santos de Vasconcelos |
| Resumo: | Este estudo propõe uma reflexão sobre a prática de leitura na sala de aula, lugar de ação, reação, alternância e produção dos sujeitos alunos aprendentes do 2º ciclo do Ensino Fundamental, sob o formato de oficinas didáticas e estratégias de múltiplas linguagens em interação: o discurso literário e o discurso pictórico – o conto A Vida Íntima de Laura (Clarice Lispector, 1999) / o quadro A Clarividência (René Magritte,1936). Trata-se do relato de uma vivência dialógica para compreender e ampliar competências e habilidades linguísticas brincando de pular as fronteiras do livro didático, permitir e se permitir vivenciar e experimentar o prazer da leitura e sua construção para constituição desse sujeito ator/leitor/ativo, criança e/ou pré-adolescente. Este trabalho objetiva ampliar o universo linguístico-histórico-cultural dos alunos/alunas a fim de exercitar os movimentos discursivos entre a palavra e a imagem, o conto e o quadro: aprendendo a brincar de dialogar com Bakhtin na sala de aula. Esses entrelaçamentos discursivos traçam percursos lúdicos de linguagens no horizonte da perspectiva dialógica sob a orientação de Bakhtin (2014, 2017), . As atividades propostas motivaram a alternância dos sujeitos no processo comunicativo, onde o dialógico se diz e se faz presente no ato de leitura, de escrita, de reconhecer palavras-desenhos significativas e reconhecer-se como sujeitos do ato de compor conceitos e textos: quem é Laura? Quê pincel vê um ovo e desenha uma ave? Os resultados das aulas aplicadas por meio de oficinas sequenciais foram satisfatórios, em grande parte. Foi observado o potencial de leitura na maioria dos alunos e alunas estimulados pelo seu poder/querer/ser leitores autônomos, reflexivos, críticos e, enfim, produtores de textos-objeto da arte de aprender brincando na construção das oficinas. A curiosidade das crianças é algo extraordinário e merece ser explorada dentro do ambiente escolar. |
| Abstract: | This study proposes a reflection on the practice of reading in the classroom, place of action, reaction, alternation and production of the subjects students learners of the 2nd cycle of Elementary Education, in the form of didactic workshops and strategies of multiple languages in interaction: literary discourse and pictorial discourse - the tale The Intimate Life of Laura (Clarice Lispector, 1999) / the painting Clairvoyance (René Magritte, 1936). It is the story of a dialogical experience in order to understand and expand linguistic skills and abilities by jumping the boundaries of the didactic book, allowing and allowing oneself to experience and experience the pleasure of reading and its construction for the constitution of this actor / reader / child and / or pre-adolescent. This work aims to broaden the linguistic-historical-cultural universe of the students in order to exercise the discursive movements between the word and the image, the story and the picture: learning to play with Bakhtin in the classroom. These discursive interlacings draw playful paths of languages on the horizon of the dialogical perspective under the guidance of Bakhtin (2014, 2017). The proposed activities motivated the alternation of the subjects in the communicative process, where the dialogical is said and done in the act of reading, writing, recognizing meaningful words and recognizing themselves as subjects of the act of composing concepts and texts: who and Laura? What brush does an egg see and draw a bird? The results of the classes applied through sequential workshops were largely satisfactory. Reading potential was observed in the majority of the students stimulated by their power / willingness to be autonomous, reflexive, critical readers and, finally, object-text producers of the art of learning to play in the construction of workshops. The curiosity of children is something extraordinary and deserves to be explored within the school environment. |
| Palavras-chave: | Leitura Dialogismo Literatura Pintura Oficinas |
| CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
| Sigla da Instituição: | UFPB |
| Departamento: | Letras Clássicas e Vernáculas |
| Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
| URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/13324 |
| Data do documento: | 11-Nov-2018 |
| Aparece nas coleções: | TCC - Letras - Português (Curso presencial) |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| RXM01112018.pdf | 926,75 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
