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metadata.dc.type: TCC
Title: A educação em saúde no ensino de ciências como estratégia de sensibilização e prevenção das parasitoses intestinais.
metadata.dc.creator: Lima, Jonatas Pereira de.
metadata.dc.contributor.advisor1: Lima, Caliandra Maria Bezerra Luna.
metadata.dc.description.resumo: As parasitoses intestinais apresentam ampla distribuição mundial, trazendo danos às populações mais pobres e em especial as crianças em idade escolar. A educação em saúde no ensino de ciências, é uma estratégia que pode ser fundamental para diminuir os riscos e auxiliar na prevenção dessas doenças. O presente trabalho teve como objetivo contribuir e avaliar o impacto de ações educativas, relacionadas as parasitoses intestinais. Para a execução desse trabalho, foram realizados estudos descritivos e os fundamentos da Pesquisa Bibliográfica, Pesquisa Qualitativa e Quantitativa, através do Método Etnográfico com elementos da Etnografia Escolar e Observação Participante. A coleta de dados ocorreu por meio de questionários pré-teste e pós-teste. Para análise dos dados, utilizou-se o programa estatístico GraphPad Prism versão 6.0, usando Teste t de Student e o programa EPI INFO 7 e cálculo do Intervalo de confiança 95% (IC95%). A pesquisa foi desenvolvida no Centro Estadual Experimental de Ensino-Aprendizagem Sesquicentenário, escola da rede pública de João Pessoa, PB, com 264 alunos de oito turmas dos 6º e 7º anos do Ensino Fundamental II, com faixas etárias entre 10 a 14 anos. Foram realizadas cinco ações educativas, sendo divididas em: aulas dialogadas auxiliadas por diferentes recursos didáticos, oficinas pedagógicas e jogos didáticos. Por meio dos resultados dos pré-testes, observou-se que os alunos desconheciam informações referentes as essas doenças. A média geral dos pré-testes foi: Ascaridíase: 3,23±2,80 (média ± DP); Enterobíase: 1,73±1,82 (média ± DP); Esquistossomose: 2,61±2,93 (média ± DP); Ancilostomíase: 1,76±1,72 (média±DP): Teníase: 2,47±2,48 (média±DP). Trinta dias após a realização da última etapa de cada ação educativa, aplicou-se o pós-teste onde foi observado um aumento significativo por meio das estratégias utilizadas: Ascaridíase: 9,12±4,50 (média ± DP); Enterobíase: 7,17±2,83 (média ± DP); Esquistossomose: 8,41±2,09 (média ± DP); Ancilostomíase: 8,53±2,24 (média±DP); Teníase com 7,36±2,98 (média±DP). Por meio da inserção de ações educativas em conjunto com o lúdico no espaço escolar foi possível promover uma aprendizagem significativa, tornando-se um grande aliado no processo educacional, proporcionando inovação, socialização e reflexão. É possível destacar o interesse, motivação e participação dos alunos durante as cincos as intervenções educativas ocorridas na escola. Conclui-se que o uso de diferentes estratégias metodológicas no processo de educação em saúde no âmbito escolar pode estimular o aluno a ter uma aprendizagem significativa, visto que a informação é uma das melhores formas de prevenção e controle das parasitoses intestinais.
Abstract: Intestinal parasites are a worldwide problem that bring harm to the poorest populations, especially school-aged children. Health education in the teaching of science at school is a strategy that may be essential in reducing risk and helping to prevent these diseases. This study aims to contribute to and assess the impact of educational activities in relation to the major intestinal parasites. As a basis to this work, descriptive studies of the underlying principles of Bibliographical Research and Qualitative and Quantitative Research were carried out, and research was undertaken using the Ethnographic Method, with elements of Ethnography of Schooling and Participant Observation. The data was collected through questionnaires, before and after the educational intervention. For data analysis, we used the statistical program GraphPad Prism version 6.0, using Student's t test and the EPI INFO 7, and calculation of the Confidence Interval 95% (CI95%). The research was conducted at the State Experimental Centre for Sesquicentennial Teaching and Learning, a public school in João Pessoa (Paraíba, Brazil), with 264 students from eight classes in the 6th and 7th grade of elementary school, aged between 10 and 14 years. Five educational activities were conducted, divided into: conversation classes aided by different teaching resources, educational workshops and educational games. The results of the preliminary tests illustrated that students had little knowledge of these diseases. The overall average of the pre-test was: Ascariasis: 3.23 ± 2.80 (mean ± SD); Enterobiasis: 1.73 ± 1.82 (mean ± SD); Schistosomiasis: 2.61 ± 2.93 (mean ± SD); Hookworm 1.76 ± 1.72 (mean ± SD): Taeniasis: 2.47 ± 2.48 (mean ± SD). Thirty days after the completion of the educational intervention, a post-test was carried out with the participants, where a significant increase was observed: Ascariasis: 9.12 ± 4.50 (mean ± SD); Enterobiasis: 7.17 ± 2.83 (mean ± SD); Schistosomiasis: 8.41 ± 2.09 (mean ± SD); Hookworm: 8.53 ± 2.24 (mean ± SD); Taeniasis to 7.36 ± 2.98 (mean ± SD). By introducing educational activities in conjunction with play in school lessons, it was possible to promote learning, therefore supporting the educational process, providing innovation, socialization and reflection. Moreover, it is possible to highlight the interest, motivation and participation of students throughout the five educational interventions that took place in the school. It is concluded that the use of different methodological strategies in school health education can encourage the student to have a meaningful learning experience, illustrating that information is one of the best forms of prevention and control of intestinal parasites.
Keywords: Parasitoses intestinais
Saúde pública
Intestinal parasites
Public health
metadata.dc.publisher.department: Biologia
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/1333
Issue Date: 28-Sep-2016
Appears in Collections:TCC - Biologia

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