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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/13333
Tipo: Dissertação
Título: Maracatu à paraibana : uma análise das reinvenções e conexões político-sociais-religiosas a partir do Pé de Elefante
Autor(es): Negreiros, Regina Coeli Araújo
Primeiro Orientador: Sampaio, Dilaine Soares
Resumo: Este trabalho tem como objetivo geral analisar o Maracatu Pé de Elefante, tido e havido como único maracatu nação da Paraíba na atualidade, e entender qual a sua relação com o terreiro Ilê Axé Xangô Ogodô e Tenda do Caboclo Sete Flechas, problematizando e analisando a questão das próprias categorias dos maracatus de baque virado, i.e., “maracatus nação” e “batuques ou maracatus laicos”, e a linha que separa essas categorias, dadas as controvérsias que geram no contexto das religiões afro-brasileiras, além de observar as conexões políticosociais-religiosas do Pé de Elefante e sua constante reinvenção e ressignificação no conjunto dos maracatus na Paraíba. Enquanto objetivos específicos, buscamos considerar, num primeiro momento, as origens do Maracatu enquanto manifestação religiosa advinda dos terreiros a partir da diáspora africana e sua propagação como manifestação cultural e como linguagem musical que transborda para fora dos terreiros. Posteriormente, tomamos como objeto de análise o Maracatu Pé de Elefante, que em 2018 completou dez anos de existência e que está situado no campo dos maracatus de baque virado e assentado no terreiro Ilê Axé Xangô Ogodô e Tenda do Caboclo Sete Flechas. Para tanto, fez-se necessário compreendermos a história e o lugar do referido terreiro, bem como a trajetória de sua liderança religiosa, Pai Beto de Xangô. A partir desse percurso, analisamos, ao final, a reinvenção e a ressignificação da tradição a partir do Pé de Elefante, traçando um paralelo com os demais baques virados presentes no estado da Paraíba, na perspectiva de dimensionar a zona fronteiriça entre estes no que tange a questão religiosa e às atividades comunitárias dentro de um contexto onde a hibridação cultural ancora e redimensiona estruturas, práticas culturais e sociais, situando, dessa forma, o Pé de Elefante na categoria de Nação de Maracatu, dada sua inserção no que tange ao ethos comunitário e ao ethos religioso. A perspectiva teórico-metodológica que orienta o trabalho é etnográfica, compreendendo a etnografia não apenas como um método de investigação, mas também como uma perspectiva teórica. Dessa forma esta pesquisa se coloca, no âmbito das Ciências das Religiões, no campo dos “estudos empíricos da religião”, particularmente em diálogo com a Antropologia das Religiões. Utilizamo-nos para tal a literatura antropológica especializada, bem como recuperamos folcloristas que trataram do assunto em questão de forma pioneira. Ressaltamos ainda que a pesquisa se apresenta como uma forte contribuição a área de Ciências das Religiões, que ainda possui poucos estudos sobre essa temática, bem como para o campo de estudos afro-brasileiros, no qual a dimensão da musicalidade ainda se mostra como um aspecto profícuo de investigação. É também relevante do ponto de vista da história regional, pois diferente de Pernambuco, estado vizinho onde os maracatus são objeto de vários estudos, na Paraíba a temática ainda não foi devidamente explorada.
Abstract: This work has the general objective of analyzing the Maracatu Pé de Elefante, as the only maracatu nation of Paraíba in the present day, and to understand its relation with the terreiro Ilê Axé Xangô Ogodô and Tenda do Caboclo Sete Flechas, problematizing and analyzing the question of the categories of Maracatus de Baque-turned, ie, "maracatus nation" and "batuques or maracatus laicos," and the line separating these categories, given the controversies they generate in the context of Afro-Brazilian religions, besides observing the political-socialreligious connections of the Elephant Foot and its constant reinvention and resignification in the set of maracatus in Paraíba. As specific objectives, we seek to consider, in a first moment, the origins of Maracatu as a religious manifestation coming from the terreiros from the African diaspora and its propagation as a cultural manifestation and as musical language that spills out of the terreiros. Later, we took as an object of analysis the Maracatu Elephant Foot, which in 2018 completed its ten years of existence and which is located in the field of the marquee of threshing and seated in the terreiro Ilê Axé Xangô Ogodô and Tenda do Caboclo Sete Flechas. For that, it became necessary to understand the history and the place of the said terreiro, as well as the trajectory of his religious leadership, Father Beto de Xangô. From this trajectory, we analyze, at the end, the reinvention and the re-signification of the tradition from the Foot of Elephant, drawing a parallel with the other turned bumps present in the state of Paraíba, with the perspective of dimensioning the border zone between them in what concerns the religious question and the community activities within a context where cultural hybridization anchors and restructures structures, cultural and social practices, thus situating the Elephant Foot in the category of Maracatu Nation, given its insertion in what concerns the ethos and the religious ethos. The theoretical-methodological perspective that guides the work is ethnographic, comprising ethnography not only as a method of investigation, but also as a theoretical perspective. In this way, this research is placed in the field of the Sciences of Religions in the field of "empirical studies of religion", particularly in dialogue with the Anthropology of Religions. We use specialized anthropological literature for this purpose, as well as recovering folklorists who treated the subject in a pioneering way. We also emphasize that the research presents a strong contribution to the area of Religious Sciences, which still has few studies on this subject, as well as for the field of Afro-Brazilian studies, in which the dimension of musicality still shows itself as an aspect research. It is also relevant from the point of view of regional history, since unlike Pernambuco, a neighboring state where maracatus are the object of several studies, in Paraíba the subject has not yet been properly explored.
Palavras-chave: Maracatu
Batuques
Música
Religiões afro-brasileiras
Paraíba
Music
Afro-Brazilian religions
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Ciência das Religiões
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ciências das Religiões
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/13333
Data do documento: 21-Jun-2018
Aparece nas coleções:Centro de Educação (CE) - Programa de Pós-Graduação em Ciências das Religiões

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