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https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/1335
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.creator | Ferreira, Jefferson de Araújo. | - |
dc.date.accessioned | 2016-09-28T18:59:26Z | - |
dc.date.available | 2016-09-28T18:59:26Z | - |
dc.date.issued | 2016-09-28 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/1335 | - |
dc.description | O presente trabalho teve como objetivo geral analisar propostas de ensino de Análise Combinatória presentes em livros didáticos de Matemática das décadas de 1960 e 2000, dirigidos ao atual Ensino Médio, considerando a perspectiva da contextualização desse conteúdo. O foco de análise se deu tanto em relação à apresentação dos conteúdos quanto aos exercícios, problemas e atividades propostos. Nosso trabalho de investigação foi de natureza qualitativa, baseada em uma pesquisa bibliográfica de livros de Matemática, tendo como foco o conceito de contextualização, conforme discutido por D’Ambrósio (2005), Vasconcelos (2015) e outros autores. Tomamos como base de discussão teórica, ainda, os Parâmetros Curriculares Nacionais de Matemática para os quatro anos finais do ensino Fundamental (PCN) (BRASIL, 1998, 1999) e os Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (PCNEM) (BRASIL, 2002), tanto para discutir a importância do conteúdo destacado para a formação do aluno quanto para discutir o conceito de contextualização. Considerando esse foco de discussão, concluímos que, embora o foco algébrico formal predomine nas obras da década de 1960, observa-se nesses livros a proposição de algumas questões contextualizadas, com temáticas diversas. Na obra da década de 2000 analisada, a abordagem dos conteúdos é algebricamente mais informal e os problemas são mais diversificados, em termos de contextos. Concluímos desse modo, que houve evolução da estrutura das obras didáticas de Matemática, comparando-se os textos das duas décadas destacadas, em relação à apresentação desse conteúdo, tomando-se como foco a contextualização dos conteúdos de Análise Combinatória. | pt_BR |
dc.description.abstract | This study aimed to analyze Combinatorial Analysis of teaching proposals present in textbooks of Mathematics of the 1960s and 2000, led to the current high school, considering the perspective of the context of that content. The focus of analysis was done both for the presentation of the contents about the exercises, proposed problems and activities. Our research was qualitative in nature, based on a literature search of Mathematics books, focusing on the concept of contextualization, as discussed by D'Ambrosio (2005), Vasconcelos (2015) and other authors. We take as a theoretical basis for discussion, yet, the Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) for the final four years of elementary education (BRASIL, 1998, 1999) and the Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio (PCNEM) (BRASIL, 2002), both to discuss the importance of the highlighted content to the formation of the student and to discuss the concept of contextualization. Given this focus of discussion, we conclude that, although the formal algebraic focus predominates in the works of the 1960s, there is in these books the proposition of some contextual issues, with various themes. Analyzed in the work of the 2000s, the approach of the contents is algebraically more informal and problems are more diverse in terms of contexts. We conclude, therefore, that there was the current structure of textbooks of Mathematics, comparing the texts of two decades highlighted in relation to the presentation of that content, taking as focus the context of Combinatorial Analysis of content. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Antonio Valentim (carloshot85@gmail.com) on 2016-09-28T18:59:26Z No. of bitstreams: 1 JAF28092016.pdf: 3672393 bytes, checksum: dae7688e193ea38dc8b36c2211e41657 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2016-09-28T18:59:26Z (GMT). No. of bitstreams: 1 JAF28092016.pdf: 3672393 bytes, checksum: dae7688e193ea38dc8b36c2211e41657 (MD5) | en |
dc.language.iso | pt | pt_BR |
dc.relation.ispartofseries | João Pessoa, PB: 2015. | - |
dc.subject | Análise combinatória | pt_BR |
dc.subject | Livro didático de matemática | pt_BR |
dc.subject | Combinatorial analysis | - |
dc.subject | Math textbook | - |
dc.title | O ensino de combinatória: uma análise de livros didáticos de matemática. | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Rêgo, Rogéria Gaudencio do. | - |
dc.contributor.referee1 | Silva, Antonio Sales da Silva. | - |
dc.contributor.referee2 | Parente, João Batista Alves. | - |
dc.description.resumo | O presente trabalho teve como objetivo geral analisar propostas de ensino de Análise Combinatória presentes em livros didáticos de Matemática das décadas de 1960 e 2000, dirigidos ao atual Ensino Médio, considerando a perspectiva da contextualização desse conteúdo. O foco de análise se deu tanto em relação à apresentação dos conteúdos quanto aos exercícios, problemas e atividades propostos. Nosso trabalho de investigação foi de natureza qualitativa, baseada em uma pesquisa bibliográfica de livros de Matemática, tendo como foco o conceito de contextualização, conforme discutido por D’Ambrósio (2005), Vasconcelos (2015) e outros autores. Tomamos como base de discussão teórica, ainda, os Parâmetros Curriculares Nacionais de Matemática para os quatro anos finais do ensino Fundamental (PCN) (BRASIL, 1998, 1999) e os Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (PCNEM) (BRASIL, 2002), tanto para discutir a importância do conteúdo destacado para a formação do aluno quanto para discutir o conceito de contextualização. Considerando esse foco de discussão, concluímos que, embora o foco algébrico formal predomine nas obras da década de 1960, observa-se nesses livros a proposição de algumas questões contextualizadas, com temáticas diversas. Na obra da década de 2000 analisada, a abordagem dos conteúdos é algebricamente mais informal e os problemas são mais diversificados, em termos de contextos. Concluímos desse modo, que houve evolução da estrutura das obras didáticas de Matemática, comparando-se os textos das duas décadas destacadas, em relação à apresentação desse conteúdo, tomando-se como foco a contextualização dos conteúdos de Análise Combinatória. | - |
dc.publisher.department | Matemática | - |
Aparece nas coleções: | TCC - Matemática |
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