Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/13384
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorOliveira, João Paulo Caraú de-
dc.date.accessioned2019-02-11T13:55:00Z-
dc.date.available2018-08-06-
dc.date.available2019-02-11T13:55:00Z-
dc.date.issued2018-06-18-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/13384-
dc.description.abstractIn this dissertation we present the study and application of a tool derived from the Theory of Games called the iterated elimination of strictly dominated strategies or actions (IESD). Using the Python programming language, this work focuses on the construction and application of an algorithm based on this tool to solve a hypothetical situation of conflict between two spaceships. The analysis takes place from the perspective of one of the players and various models of distributions to qualify how a winner is chosen are adopted and simulated. To win one of the players must make a series of path choices to be a winner, and a wrong choice means their destruction. In general the use of IESD was more advantageous than the random choice.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Glaucia Paes (glaucia.mpaes@gmail.com) on 2019-02-11T13:55:00Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) Arquivototal.pdf: 1788813 bytes, checksum: d6bf33df429036f47711fac69290dc6b (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-02-11T13:55:00Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) Arquivototal.pdf: 1788813 bytes, checksum: d6bf33df429036f47711fac69290dc6b (MD5) Previous issue date: 2018-06-18en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectIESDpt_BR
dc.subjectEliminação iteradapt_BR
dc.subjectTeoria dos Jogospt_BR
dc.subjectDominânciapt_BR
dc.subjectIterated eliminationpt_BR
dc.subjectTheory of Gamespt_BR
dc.subjectDominancept_BR
dc.subjectMatemática computacionalpt_BR
dc.subjectEstratégias dominadaspt_BR
dc.titleAplicação de eliminação iterada de estratégias dominadas a modelos de competição entre dois jogadorespt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Bezerra, Sergio de Carvalho-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8017307957381715pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1348640151425112pt_BR
dc.description.resumoApresenta-se nesta dissertação o estudo e aplicação de uma ferramenta retirada da Teoria dos Jogos chamada de eliminação iterada de estratégias ou ações estritamente dominadas (IESD). Utilizando a linguagem de programação Python, este trabalho se concentra na construção e aplicação de um algoritmo baseado nesta ferramenta para resolução de uma situação hipotética de conflito entre duas naves espaciais. A análise ocorre da perspectiva de um dos jogadores e diversos modelos de distribuições para qualificar como é escolhido um ganhador são adotados e simulados. Para ganhar, um dos jogadores deve realizar uma série de escolhas de trajetórias sendo que uma escolha errada significa sua destruição. No geral a utilização de (IESD) se mostrou mais vantajosa que a escolha aleatória.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInformáticapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Modelagem Matemática e computacionalpt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAOpt_BR
Aparece nas coleções:Centro de Informática (CI) - Programa de Pós-Graduação em Modelagem Matemática Computacional

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Arquivototal.pdfArquivo total1,75 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons