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metadata.dc.type: Dissertação
Title: Mercado e educação: a política do Instituto Ayrton Senna no município de Cabedelo/PB
metadata.dc.creator: Dias, Priscila dos Santos Ferreira
metadata.dc.contributor.advisor1: Sousa Junior, Luiz de
metadata.dc.description.resumo: No início do século XXI a política educacional brasileira se consolidou no cenário mercantilista influenciada pela economia global e esse não foi um fenômeno característico apenas no âmbito privado. Abordando a teoria de quase-mercado foi evidenciado um modelo de gestão educacional focado no desempenho, desenvolvido na esfera pública. Neste estudo o ideário neoliberal brasileiro emerge com a implantação do PDRAE, no governo FHC, que potencializando o Estado Mínimo contribui com a disseminação de organizações não-governamentais para cumprir as competências do Estado. Surge nesse contexto o IAS – Instituto Ayrton Senna, cuja filosofia pautada no desenvolvimento humano e a práxis sustentada na utilização de tecnologias sociais voltadas para a educação, efetivando parceria junto aos sistemas públicos de ensino. Objetivando uma análise avaliativa do desempenho do SME – Sistema Municipal de Ensino de Cabedelo/PB, aonde desde 2001 o IAS atua com a execução da sua política educacional na primeira fase do ensino fundamental através dos Programas que compõem a Rede Vencer. Esta pesquisa apresenta os resultados obtidos no referido município pautado no IDEB - Índice de Desenvolvimento da Educação Básica e na Taxa de Reprovação (TR) segundo o INEP – Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira e SIASI – Sistema Instituto Ayrton Senna de Informações. Desde a adesão aos instrumentos e tecnologias de intervenção sócio-educacional do IAS, bem como na mensuração dos índices do INEP, é explicita a relevância de considerar a taxa de reprovação nas séries iniciais uma variável de suma importância para traçar estratégias de controle e acompanhamento dos processos pedagógicos visando a potencialização dos referenciais de qualidade do ensino e conseqüente ascensão do IDH-E do município, na lógica do Estado Gerencial. A conclusão deste trabalho aponta que ocorreu significativa melhoria do desempenho do SME de Cabedelo/PB quando analisado a partir do IDEB, porém segundo referências dos indicadores demográficos e Edudata Brasil tais resultados apresentam discrepâncias em sua base de dados, comprometendo qualitativamente os resultados obtidos.
Abstract: In the beginning of the XXIst century, Brazilian educational policy has been consolidated in the mercantilist scenario influenced by the global economy and this was not a characteristic phenomenon only in the private ambit. Approaching the theory of quasi-market it was evidenced a model of educational management focused in performance, developed in the public sphere. In this study, neoliberal ideas emerge with the creation of PDRAE, in FHC government, that potentializing the Minimum State contributes with the dissemination of non-governamental organizations to accomplish the competeces of State. In this context appears IAS – Ayrton Senna Institute, whose philosophy based on human development and praxis supported by the use of social technologies directed to education, making a partnership with public systems of teaching. Aiming an evaluative analysis of the performance of Cabedelo/PB SME – Municipal Teaching System, where since 2001 IAS works with its educational policy in the first phase of fundamental education through Programs that constitute the Win Web. This research presents results obtained in the mentioned town based on the IDEB – Basic Education Development Index and the Failure Rate (TR) according to INEP – Anísio Teixeira National Institute of Educational Researches and SIASI – Ayrton Senna Institute System of Information. Since the usage of instruments and technologies of social-educational intervention of IAS, as well as in the measurement of INEP indexes, it is explicit the relevance of considering the failure rate in the beginning grades as a variable of great importance to draw strategies of control and followup of the pedagogic processes, aiming the enhancing of the references of quality of teaching and consequent rise of IDH-E in the town, in the Management State logic. Conclusion points out that there was a significative improvement of the performance of Cabedelo/PB SME when analyzing from IDEB, but according to references of demographic indicators and Edudata Brasil the numbers are different in their database, thus, qualitatively compromising the obtained results.
Keywords: Educação
Mercado
Education
Market
Ayrton Senna Institute.
Política educacional
Desenvolvimento humano
Instituto Ayrton Senna - Cabedelo(PB)
Educação - desempenho
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/13390
Issue Date: 30-Dec-2009
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