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metadata.dc.type: Tese
Title: Os processos críticos-colaborativos em educação ambiental na formação continuada de professor@s contextualizada para o semiárido paraibano
metadata.dc.creator: Florentino, Hugo da Silva
metadata.dc.contributor.advisor1: Abílio, Francisco José Pegado
metadata.dc.description.resumo: A proposta desta tese é discutir sobre os processos críticos-colaborativos na Formação de Professor@s em Educação Ambiental (EA), tendo como objetivo geral investigar a inter-relação entre processos críticos-colaborativos em EA e a produção de conhecimentos e práticas contextualizadas para o Semiárido. Desta forma, defendemos a tese que "os processos críticos-colaborativos na formação continuada de professor@s possibilitam uma nova percepção de mundo que, ao (re)aproximar o pensar e o agir numa relação transdisciplinar, supera as dicotomias que impedem a corporificação de uma EA contextualizada para o Semiárido". Na validação da tese buscamos a metodologia da "pesquisa-ação crítico colaborativa" associada com os pressupostos epistemológicos da teoria freireana e moriniana articulada e complementada pela educação transdisciplinar e contextualizada para o Semiárido, como forma de despertar o pensar articulado pela transcendência no agir. Deste processo, participaram 25 professor@s que lecionam do 4º ao 9º do Ensino Fundamental de escolas públicas de Santa Helena, Semiárido paraibano. Os resultados revelaram um saber (percepção) docente centrado na epistemologia conservacionista e/ou pragmática, marcada por limites de natureza teórica, prática e relacional, provavelmente influenciado pelo paradigma tradicional moderno vivenciado nos processos formativos (inicial e continuado) que fragmenta as dimensões do sujeito e da realidade. Por outro lado, com a realização da pesquisa-formação, observamos a composição de um cenário de práxis crítica e relacional entre @s professor@s na compreensão (reflexão) e na intervenção (ação) nas escolas onde ensinam e, assim, sugerindo que processos formativos críticos-colaborativos podem estimular um redimensionamento do ser na sua relação cognoscente com a realidade multidimensional (social, cultural, políticas, histórica, ética e ambiental) vivenciada. Portanto, mesmo não se tratando de uma resposta definitiva ou mesmo uma receita a ser seguida, a materialização de uma EA crítica, emancipatória e transformadora necessita, fundamentalmente, da reflexão crítica e da participação coletiva e transdisciplinar para que possa se legitimar e conduzir os atores sociais (professor@s) a (re)perceber os paradoxos e ambivalências existente na relação ser humano, sociedade e ambiente e, assim, transformá-la, o que não pode ser confundida com práticas extensionistas pragmáticas ou de substituição/complementação de conteúdos curriculares, mas, que conduzam a um processo de reflexão e aprendizagem (produção de saber) crítica, intencional, colaborativa, relacional, contextualizada e complexa.
Abstract: This doctoral dissertation purposes to discuss the critical-collaborative processes in Teacher Education in Environmental Education (EE), aiming to investigate the interdisciplinarity between processes of collaboration in EE and production of knowledge and practices contextualized for the Brazilian Semiarid. Thus, this study defends the idea that "critical-collaborative processes in the continuous formation of teachers enable a new perception of the world that surpasses the dichotomies that hinder the embodiment of a contextualized EE for the Semi-arid to (re)approach thought and action in a transdisciplinary relationship". To validate this thesis the methodology of "collaborative critical action research" was applied, associated with epistemological assumptions of the Freirean and Morinian theory, articulated and complemented by the transdisciplinary education and contextualized for the Semi-arid a form to instigate the thought articulated by the transcendence in the act. 25 teachers who teach from the 4th to the 9th grade of a school in Santa Helena, located in the semi-arid region of Paraiba, participated in this research. The results revealed a teacher knowledge (perception) centered in conservationist and/or pragmatic epistemology, marked by limits of theoretical, practical and relational nature probably influenced by the modern traditional paradigm experienced in the formative processes (initial and continued) that fragments the dimensions of the subject and reality. However, with the realization of the research-formation, the composition of a critical and relational praxis scenario was observed among the teachers in the understanding (reflection) and Intervention (action) in the schools where they teach, thus suggesting that critical-collaborative formative processes can stimulate a resizing of the being in its cognitive relation with the multidimensional reality (social, cultural, political, historical, ethical and environmental) experienced. Therefore, although not a definitive answer or even a recipe to be followed, the materialization of a critical, emancipatory and transforming EE requires, fundamentally, critical reflection and collective and transdisciplinary participation in order to legitimize and lead social actors (teachers) to (re)perceive the paradoxes and ambivalences existing in the relation between human beings, society and the environment and, thus, transform it, which cannot be confused with pragmatic extensionist practices or substitution/complementation of curricular contents, but to a process of reflection and learning (production of knowledge), critical, intentional, collaborative, relational, contextual and complex.
Keywords: Educação ambiental crítica
Educação transdisciplinar
Educação contextualizada
Formação docente
Semiárido
Critical environmental education
Transdisciplinary education
Contextualized education
Teacher training
Semiarid
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/13413
Issue Date: 5-Jul-2018
Appears in Collections:Centro de Educação (CE) - Programa de Pós-Graduação em Educação

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