Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/13445
Tipo: TCC
Título: Aplicabilidade do modelo de excelência da gestão em empresas fornecedoras do segmento de distribuição de energia elétrica
Autor(es): Silva, Wesley Almeida da
Primeiro Orientador: Bessa, Lígia de Oliveira Franzosi
Resumo: Investir em recursos que tangem o controle dos processos gerenciais tem-se tornado um diferencial nas empresas de todos os portes, no sentido de aumentar a eficiência e eficácia dos seus processos gerenciais, reduzindo a utilização de recursos, eliminando os desperdícios e reduzindo as falhas. Na busca pela qualidade dos processos gerenciais, as organizações passaram a utilizar modelos de referências mundiais como o Modelo de Excelência da Gestão – MEG. Este modelo integra uma série de ações direcionadas a transformar o ambiente de trabalho, permitindo identificar praticas mais importantes, detectando as falhas e as oportunidades de melhoria. Devido aos fornecedores do segmento de distribuição de energia elétrica terem um grau de importância, no qual o benefício de uma cadeia de fornecedores bem estruturada é de extrema importância para a qualidade dos processos gerenciais e por consequência para a sua gestão. Nesse sentido, o objetivo do estudo é aplicar o modelo de excelência da gestão (MEG 20ª edição) em empresas fornecedoras do segmento de distribuição de energia elétrica. O estudo tem natureza aplicada, devido a sua finalidade imediata, sendo as abordagem qualitativa e objetivos descritivos e explicativos. O estudo ocorreu em 11 fornecedoras de uma distribuidora de energia elétrica do Estado da Paraíba, foi avaliado a maturidade da gestão dessas 11 empresas, montado um plano de desenvolvimento da gestão, e então, reavaliada a maturidade da gestão das 11 fornecedoras, e por fim, realizada análises comparativas entre as avaliações. Os principais resultados alcançados apontam evolução na pontuação das 11 fornecedoras, no qual após a 1ª avaliação as fornecedoras observaram quais eram suas necessidades e trabalharam com visão mais clara de quais pontos de melhoria elas necessitavam tratar, das 11, 3 optaram por montar um plano de desenvolvimento da gestão a fim de priorizar as oportunidades de melhorias apontadas e montar um plano de ação com um acompanhamento bimestral da associação que dissemina o modelo de excelência no estado. Conclui-se assim que o modelo por si só, já é de grande utilidade na melhoria da gestão das organizações com práticas de controle da qualidade, investigação de não7 conformidades, pois proporciona um resultado rápido e de fácil interpretação das oportunidades de melhoria.
Abstract: Investing in resources that control management processes has become a differential in companies of all sizes, in order to increase the efficiency and effectiveness of their management processes, reducing the use of resources, eliminating waste and reducing failures. In the quest for the quality of managerial processes, organizations began to use world reference models such as the Management Excellence Model (MEG). This model integrates a series of actions aimed at transforming the work environment, allowing to identify more important practices, detecting failures and opportunities for improvement. Because the suppliers of the electricity distribution segment have a degree of importance, in which the benefit of a well-structured supplier chain is extremely important for the quality of management processes and consequently for their management. In this sense, the objective of the study is to apply the management excellence model (MEG 20th edition) in companies supplying the electricity distribution segment. The study has an applied nature, due to its immediate purpose, being the qualitative approach and descriptive and explanatory objectives. The study was carried out in 11 suppliers of an electric energy distributor in the State of Paraíba. The maturity of the management of these 11 companies was assessed, a management development plan was established, and then the management maturity of the 11 suppliers was reassessed, comparative analyzes were performed between evaluations. The main results achieved indicate an evolution in the score of the 11 suppliers, in which after the 1st evaluation the suppliers observed their needs and worked with a clearer vision of what improvement points they needed to handle. development of management in order to prioritize the opportunities for improvement and to set up a plan of action with a bimonthly monitoring of the association that disseminates the model of excellence in the state. We conclude that the model alone is already very useful in improving the management of organizations with practices of quality control, investigation of nonconformities, as it provides a quick and easy interpretation of the opportunities for improvement.
Palavras-chave: Gestão da qualidade
Modelo de Excelência da Gestão.
Qualidade em gestão
Fornecedores elétricos.
CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO MECÂNICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Engenharia de Produção
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/13445
Data do documento: 29-Nov-2017
Aparece nas coleções:TCC - Engenharia de Produção Mecânica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
WAS04122017.pdf3,05 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.