Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/13457
Tipo: TCC
Título: Estudo estratégico voltado para expansão de uma empresa de serviço de alimentação em João Pessoa
Autor(es): Pinto, Priscila Silva
Primeiro Orientador: Oliveira, Jailson Ribeiro de
Resumo: O As empresas buscam expandir seus negócios como parte da estratégia de crescimento. Em segmentos com forte demanda, como é o caso do setor de alimentação investigado nessa pesquisa, além da diferenciação de produtos e serviços, é preciso analisar a estratégia para minimizar riscos e ter assertividade no uso dos recursos, principalmente quando se busca diversificar ou ampliar o negócio. O presente trabalho foi realizado na empresa Pérsia, localizada na cidade de João Pessoa, no segmento de serviço de alimentação. O objetivo da pesquisa é determinar as condições de viabilidade para expansão de uma loja de serviços de alimentação em João Pessoa. Desenvolveu-se um estudo de caso com pesquisa descritiva-exploratória, sendo os dados coletados tanto por meio de pesquisa documental quanto via questionário com clientes, entrevista semiestruturada com o proprietário e observação direta pela pesquisadora. O tratamento dos dados possui abordagem qualitativa, versando sobre estratégia de expansão, segmentação, localização e viabilidade sob o enfoque do ponto de equilíbrio. Foi utilizada a medida de porcentagem para análise de demanda e o método de ponderação para análise de localização. Para análise do ponto de equilíbrio e seu conjunto de informações, foi utilizada a medida de valor em reais. Os resultados alcançados mostram que a estratégia de expansão é assertiva para a região da Zona Sul de João Pessoa, visto que grande parte da demanda da empresa evoluiu na região desde a abertura da loja, sobretudo quanto aos pedidos delivery, por representarem fatia significativa do resultado da empresa. O método de ponderação aponta o bairro dos Bancários com indicadores mais oportunos em presença de público, proximidade dos fornecedores, proximidades dos concorrentes e poder aquisitivo da população. Foram levantadas as previsões de vendas, os custos, os investimentos e calculado o ponto de equilíbrio, sendo lucrativa a loja expandida no Bairro dos Bancários a partir da venda de aproximadamente 69% dos pedidos faturados na loja do Bairro de Manaíra. Conclui-se que é viável realizar a expansão do negócio para o Bairro dos Bancários na zona sul de João Pessoa, consolidando a estratégia de crescimento da empresa, com base na evolução da demanda, na segmentação dos clientes e do mercado, na aceitação e recomendação da empresa e de seus produtos e serviços, bem como na estratégia de localização e de equilíbrio financeiro.
Abstract: t Companies are looking to expand their business as part of their growth strategy. In segments with strong demand, as is the case of the food sector outside the home, investigated in this research, besides the differentiation of products and services, it is necessary to analyze the strategy to minimize risks and assertiveness in the use of resources, especially when looking for diversify and or expand the business. This work was carried out at the company Persia, located in the city of João Pessoa, in the food service segment. The objective of the research is to determine the feasibility conditions for expansion of a food service in João Pessoa. A case study with a descriptive-exploratory research was developed, being the data collected both through documentary research and via questionnaire with clients, semi-structured interview with the owner and direct observation by the researcher. The data treatment has a qualitative approach, focusing on expansion strategy, segmentation, location and viability under the equilibrium approach. The percentage measure for demand analysis and the weighting method for location analysis were used. For the analysis of the break-even point and its set of information, the measure of value in reais was used. The results show that the expansion strategy is assertive for the South Zone of João Pessoa region, since a large part of the company's demand has evolved in the region since the store's opening, mainly regarding delivery orders, since they represent a significant share of the result from the company. The weighting method points to the Banking neighborhood with more timely indicators in the presence of the public, proximity of suppliers, proximity of competitors and purchasing power of the population. Sales forecasts, costs and investments were calculated and the break-even point was calculated. The expanded store in Bairro dos Bancários was profitable from the sale of approximately 69% of orders billed at the Manaíra neighborhood store. It is concluded that it is feasible to expand the business to Bairro dos Bancários in the southern zone of João Pessoa, consolidating the company's growth strategy, based on the evolution of demand, segmentation of customers and the market, acceptance and recommendation the company and its products and services, as well as the strategy of location and financial balance
Palavras-chave: Gestão estratégica de crescimento
Demanda
CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Engenharia de Produção
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/13457
Data do documento: 7-Jun-2018
Aparece nas coleções:TCC - Engenharia Química

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PSP12062018.pdf2,48 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.