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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/13458
Tipo: TCC
Título: Modelo de gestão por resultados - estudo de caso: empresa de prestação de serviços de engenharia
Autor(es): Oliveira Junior, Arnaldo Gomes de
Primeiro Orientador: Pereira, Darlan Azevedo
Resumo: Consumidores e clientes consideram a qualidade como sendo um diferencial e, portanto, a busca por excelência está sempre ocorrendo nas organizações, que precisam se adaptar e encontrar meios de se manterem vivas e competitivas no mercado. Para que isto ocorra, é necessário que as elas busquem adotar práticas gerencias que as condicione a estarem preparadas a reagir a estas mudanças, sem que os impactos ofereçam riscos à sua sobrevivência. As tomadas de decisões gerenciais, principalmente as que estão relacionadas às finanças e ao aspecto de sobrevida do negócio, devem estar sustentadas em dados confiáveis, que decorrem de um processo gerencial bem estabelecido e aderente à rotina das organizações, minimizando os riscos relacionados à falta de gestão dos processos. Este trabalho tem como objetivo analisar modelos tradicionais de gestão e identificar o modelo mais adequado a ser adotado como base para a construção do Modelo de Gestão numa empresa de prestação de serviços, que integre Planejamento Estratégico e Gestão por Resultados, visando atender à necessidade da empresa estudada em preencher falta de alinhamento das diretrizes aos processos operacionais. Quanto aos fins, a pesquisa é classificada como aplicada, uma vez que trata de solução de uma questão real, tem abordagem qualitativa e com relação aos objetivos, é descritiva e exploratória. Os procedimentos aplicados neste trabalho foram a pesquisa bibliográfica e pesquisa-ação. As etapas são apresentadas a partir de uma perspectiva histórica de desenvolvimento de modelos como contextualização do problema e suas relações o que cada modelo de gestão estudado propõe. Da relação entre o referencial teórico e aplicação práticas, chega-se ao Modelo proposto, baseado no TQM – Total Quality Management e outras abordagens gerenciais, através do qual espera-se alcançar a melhoria da gestão na empresa estudada. O modelo desenvolvido é aplicado em todas as Unidades de Negócio da empresa e ao final de um ano a avaliação parcial mostra resultados quantitativos e qualitativos para as empresas, os quais são analisados e discutidos
Abstract: T Consumers and clients consider Quality as a differential. Therefore, the demand for excellence is always occurring in organizations that needs to adapt and find ways to stay alive and be competitive in the market. For this occur, they must seek to adopt managerial practices that condition them to be prepared to react to these changes without the impacts posing risks to their survival. The managements decisions, especially those related to finances and the aspect of business survival must be supported by reliable data. Which derive from a well-established management process that adheres the company’s routine, besides it minimize the risks related of process management. This paper aims to analyze traditional models of management. Also identify the main model adopted for the construction of the Management Model in a service provider company that integrates Strategic Planning and Management by Result. This is intended to meet the need of the company studied to fill a lack of guidelines in the operational processes. This research is classified as applied, because it deals with the solution of a real question. and has also qualitative approach. While the object is considered descriptive and exploratory. The procedures applied in this work were bibliographical research and action research. The steps are presented from a historical perspective of the models developments such as contextualization of the problem and their relations, and which management model studied proposes. From the relation between theoretical reference and practical application, the paper proposed the Model, based on TQM (Total Quality Management). The result expected is achieve the management improvement in the company studied. The developed model is applied in all the Business Units of the studied company and at the end of one year the partial evaluation shows quantitative and qualitative results for the companies, which are analyzed and discussed
Palavras-chave: Planejamento estratégico
Medição de desempenho
CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Engenharia de Produção
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/13458
Data do documento: 14-Jun-2018
Aparece nas coleções:TCC - Engenharia Química

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