Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/1347
Tipo: | TCC |
Título: | Apresentação do ciclo trigonométrico via o jogo batalha naval circular. |
Autor(es): | Dantas, Sueli Farias de Souza. |
Primeiro Orientador: | Alencar, Vinícius Costa de. |
Resumo: | O trabalho apresenta um relato de experiência que teve como base a utilização do jogo Batalha Naval Circular como metodologia para o desenvolvimento de aulas de Matemática, no 2º ano do Ensino Médio, envolvendo o estudo do Ciclo Trigonométrico. O objetivo geral do trabalho foi apresentar do jogo Batalha Naval Circular em aulas de Trigonometria como metodologia para a abordagem de conceitos envolvendo o estudo do Ciclo Trigonométrico. Os objetivos específicos foram apresentar as condições de desenvolvimento do Jogo Batalha Naval Circular, através deste recurso metodológico introduzir os conceitos básicos de Ciclo Trigonométrico com os elementos característicos do ensino de Trigonometria, estimular a participação dos alunos durante a aula, observar o nível de influência do jogo na introdução de conceitos envolvendo o estudo do Ciclo Trigonométrico. O trabalho tem como base os estudos realizados sobre o uso de jogos matemáticos de D’Ambrósio (1989) e o Jogo Batalha Naval Circular de Smole (2008). A intervenção envolveu um total de 20 alunos do 2º ano do Ensino Médio Regular numa escola da rede pública de ensino, na Cidade de Campina Grande, na Paraíba. Inicialmente, foi apresentada aos alunos a estrutura do jogo, para que os alunos, por meio da visualização, pudessem expor suas ideias e através destas pudessem ser avaliados sobre suas noções de Trigonometria. Quando instigados a falar sobre o que viam na imagem de apresentação do jogo, cada um dos alunos deu sua opinião, onde 2 alunos não conseguiram opinar, 8 falaram que a figura mostrava graus, 5 que a figura se tratava de ângulos, 4 de plano cartesiano e 1 aluno achava que a figura parecia um radar de avião. Estas opiniões por sua vez, serviram de avaliação prévia do nível de conhecimento dos alunos sobre o assunto. Observou-se que 13 alunos dos 20 tinham alguma noção sobre os elementos que envolvem o estudo do Ciclo Trigonométrico. Após a apresentação da estrutura do jogo os alunos participaram de uma conversa informal sobre o jogo, a qual possibilitou aos alunos identificar: ângulos, graus, circunferência e quadrante. Em seguida, a turma de 20 alunos foi subdividida em equipes de 5 alunos cada, para disputar a batalha naval. Durante a intervenção os alunos passaram a fazer uma ligação prática entre círculo, ângulo, quadrante e sentido crescente dos ângulos, de forma que intuitivamente geraram suas estratégias e interagiram com segurança na eliminação dos alvos. |
Abstract: | The paper presents an experience report that was based on the use of the game Battleship Circular as a methodology for the development of mathematics classes in the 2nd year of high school, involving the study of Trigonometric cycle. The overall objective of this study was to present the game Battleship Circular in trigonometry classes as a methodology for addressing concepts involving the study of Trigonometric cycle. The specific objectives were to present the conditions of development of the game Battleship Circular, through this methodological resource to introduce the basics of Trigonometric cycle with the characteristic elements Trigonometry of teaching, encouraging the participation of students during class, observe the level of influence introducing concepts in the game involving the study of Trigonometric cycle. The work is based on studies conducted on the use of mathematical games D'Ambrosio (1989) and the Game Naval Battle Circular Smole (2008). The intervention involved a total of 20 students of the 2nd year of high school in Regular school public school in the city of Campina Grande, Paraiba. Initially, it was presented to the students the structure of the game, so that students, through visualization, could expose their ideas and through these could be evaluated on their notions of trigonometry. When encouraged to talk about what they saw in the presentation image of the game, each student gave his opinion, where two students failed to opine, 8 told that the figure showed degrees, 5 that the figure it was angles, 4 plan Cartesian and one student thought the figure seemed a radar plane. These reviews in turn, served as a preliminary assessment of students' knowledge level on the subject. It was observed that 13 of the 20 students had any idea about the elements that involve the study of Trigonometric cycle. After the presentation of the play structure students participated in an informal chat about the game, which allowed students to identify: angles, degrees circumference and quadrant. Then the class of 20 students was divided into teams of 5 students each, to dispute the naval battle. During the intervention students have become a practical connection between circle angle quadrant and growing sense of angles so that their strategies and intuitively generated interacted with certainty the elimination targets. |
Palavras-chave: | Jogos e recreações matemáticas Círculo trigonométrico Batalha naval circular Mathematical games and recreations Trigonometric circle Circular naval battle |
Departamento: | Matemática |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/1347 |
Data do documento: | 30-Set-2016 |
Aparece nas coleções: | TCC - Matemática (EAD coleção) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
SFSD30092016.pdf | 855,72 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.