Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/1348
Tipo: TCC
Título: Resolução de Problemas: uma investigação no sexto ano da Educação de jovens e adultos – EJA.
Autor(es): Farias, Marcos Antonio Cunha.
Primeiro Orientador: Lima, Givaldo de.
Resumo: Este trabalho apresenta uma pesquisa sobre a resolução de problemas matemáticos no sexto ano da Educação de Jovens e Adultos – EJA, de uma escola municipal do município de Boa Vista – PB. Para fundamentação teórica desse trabalho analisamos os teóricos: (LIMA, 2006), (RIBEIRO, 2001), (GHIRALDELLI JR, 2008), (POLYA, 1995) e (DANTE, 2009) e o documento da Proposta Curricular Nacional para Educação de Jovens e Adultos – EJA (BRASIL, 2001). Para a pesquisa optamos trabalhar com um questionário sobre o perfil dos alunos, como também em relação às maiores dificuldades encontradas por eles na resolução de um problema matemático, exercícios sobre resolução de problemas, com a finalidade de investigar o nível de conhecimento dos alunos relacionados à temática abordada. Utilizamos a pesquisa qualitativa, a fim de analisarmos onde ocorriam mais erros, haja vista que existem inúmeras dificuldades na execução das atividades relacionadas com a resolução de problemas. Nesse sentido, objetivamos os trabalhos na tentativa de minimizar essas dificuldades, com o intuito de melhorar essa metodologia de ensino. Dessa forma, essa pesquisa apontou alguns problemas relacionados ao tema e algumas soluções no processo de ensino e aprendizagem, com a finalidade de trazer alguma contribuição ao ensino dessa metodologia.
Abstract: This paper presents research on the mathematical problem solving in the sixth year of the Youth and Adult Education - EJA, a public school in the city of Boa Vista - PB. For theoretical basis of this work we analyze the theoretical: (LIMA, 2006), (RIBEIRO, 2001), (Ghiraldelli JR, 2008), (Polya, 1995) and (DANTE, 2009) and the document Proposal National Curriculum for Youth Education and Adult - EJA (BRAZIL, 2001). For the research we chose to work with a questionnaire on the profile of students, but also in relation to the major difficulties encountered by them in solving a mathematical problem, exercises on problem solving, in order to investigate the level of students' knowledge related to theme. We use qualitative research in order to analyze which occurred more mistakes, given that there are numerous difficulties in carrying out activities related to problem solving. In this sense, we aim to work in an attempt to minimize these difficulties, in order to improve this teaching methodology. Thus, this research pointed out some problems related to the theme and some solutions in the process of teaching and learning, in order to bring some contribution to the teaching of this methodology.
Palavras-chave: Resolução de problemas matemáticos
Ensino e aprendizagem da matemática
Metodologia de ensino da matemática
Solving mathematical problems
Teaching and learning mathematics
Teaching methodology of mathematics
Departamento: Matemática
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/1348
Data do documento: 30-Set-2016
Aparece nas coleções:TCC - Matemática (EAD coleção)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MACF30092016.pdf1,47 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.