Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/1349
Tipo: TCC
Título: O ensino de equação do 1º grau através da resolução de problemas.
Autor(es): Nunes, Julião.
Primeiro Orientador: Lima, Givaldo de.
Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo analisar como os estudantes do 7º ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Bernardino Bento, situada no município de Aguiar-PB, resolvem problemas matemáticos utilizando Equações do 1º grau. A pesquisa foi trabalhada de forma exploratória e teve como objetivos proporcionar as informações, da nossa investigação avaliando a possibilidade de desenvolvimento do trabalho com métodos, técnicas e critérios analisados. Por outro lado, as investigações que adotamos dar- se a uma dimensão qualitativa, desenvolvendo-se como uma tentativa de se explicar em profundidade o significado e as características do resultado das informações obtidas através de entrevistas ou questões abertas. Mostrar também, que o procedimento de resoluções de problemas é de fundamental importância para motivar os alunos na compreensão do conteúdo envolvendo equação do 1º grau para resolver problemas. Para isso utilizamos alguns autores como, Polya (1995), Van de Walle (2009), dentre outros, bem como dos documentos oficiais da Educação (BRASIL, 1998). É importante compreender que a Matemática deve ser inserida por meio da Resolução de Problemas. Tarefas e atividades baseadas em Resolução de Problemas é o veículo pelo qual se pode desenvolver o currículo desejado. Aprendizagem é um resultado do processo de Resolução de Problemas. Com esse estudo, investigamos as reais possibilidades da nossa temática relacionando Equação do 1º Grau relatando o conteúdo às situações problemas, com isso, conseguimos identificar os procedimentos e as atitudes dos estudantes com relação à temática e a disciplina, os estudantes se mostram bem atraídos pelas aulas e com isso conseguimos identificar os conhecimentos de Equações de cada um. Observamos que os estudantes conseguiram entender melhor o conteúdo de Equação de acordo com nossa temática apresentada.
Abstract: This research aimed to analyze how students of the 7th year of elementary of the State Primary Education School and High School Bernardino Bento, in the municipality of Aguiar-PB, solve mathematical problems using the 1st degree equations. The research was crafted in an exploratory way and aims to provide the information, our research into the feasibility of development of work with methods, techniques and analyzed criteria. On the other hand, the investigations we adopt Da-to qualitative dimension, developing as an attempt to explain in depth the meaning and outcome characteristics of the information obtained through interviews or open questions. Also show that the procedure of problem solving is fundamental to motivate students to understand the content involving the 1st degree equation to solve problems. For that use some authors, Polya (1995), Van de Walle (2009), among others, as well as official documents of Education (BRASIL, 1998). It is important to understand that mathematics should be inserted through the Troubleshooting. Based tasks and activities in Troubleshooting is the vehicle through which to develop the desired curriculum. Learning is a result of troubleshooting process. With this study, we investigated the real possibilities of our theme relating Equation Grade 1 reporting content situations problems with this, we can identify the procedures and attitudes of students with regard to themes and discipline, students show well attracted by classes and thus able to identify the equations of knowledge of each. We observed that the students could better understand the equation content according to our theme presented.
Palavras-chave: Equação do 1º grau
Resolução de problemas matemáticos
Ensino e aprendizagem da matemática
Equation of the 1st degree
Mathematical problem solving
Teaching and learning mathematics
Departamento: Matemática
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/1349
Data do documento: 30-Set-2016
Aparece nas coleções:TCC - Matemática (EAD coleção)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JN3009206.pdf1,93 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.