Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/1350
Tipo: | TCC |
Título: | Trabalhando multiplicação e divisão com números naturais através de métodos históricos. |
Autor(es): | Henrique, Lídia dos Santos. |
Primeiro Orientador: | Souza, José Fabrício Lima de. |
Resumo: | O objetivo deste trabalho se faz pela intenção de aprofundar o estudo das operações básicas e de apresentar subsídios para trabalhar as operações de forma significativa objetivando a superação das dificuldades de aprendizagem nas operações da multiplicação e da divisão. Galgar a ideia de que as operações básicas não é meramente fórmulas a serem decoradas, mas mostrar a sua importância tanto histórica como aplicada ao dia a dia, nos permitindo apresentar os métodos da matemática formal de outras maneiras, utilizadas por outros povos, e que possibilitam ampliar a capacidade de resolver problemas. Para tanto, utilizou-se questionários com itens que abordou situações problemas da multiplicação e divisão e um pós-teste que avaliou o grau de dificuldade das metodologias apresentadas para alunos do 5º ano do ensino fundamental de uma escola pública do município de Patos, a fim de recolher dados a serem analisados. Observou-se que quanto mais variadas as oportunidades de uma aprendizagem, maior é o desenvolvimento da capacidade/inteligência da criança. Com essa concepção, a investigação, contribuiu para que o aluno assuma uma postura autônoma e coerente com a realidade em que se insere trabalhando o seu desenvolvimento cognitivo. |
Abstract: | The objective of this work is done by the intention to deepen the study of the basic operations and provide subsidies for working significantly operations aimed at overcoming learning difficulties in the operations of multiplication and division. Climb the idea that the basic operation is not merely formulas to be decorated, but show its importance both historically and applied to daily life, allowing us to present the formal mathematical methods in other ways used by other people, and enabling increase the ability to solve problems. For this purpose, we used questionnaires with items addressed problems situations of multiplication and division and a post-test that assessed the degree of difficulty of the methodologies presented to students of the 5th year of elementary school to a public school in Patos county in order to collect data to be analyzed. It was observed that the more varied the opportunities for learning, the greater the capacity building / child's intelligence. With this design, research, contributed to the student to take an independent stance and consistent with the reality in which it operates working their cognitive development. |
Palavras-chave: | Ensino e aprendizagem da matemática Operações matemáticas Teaching and learning mathematics Mathematical operations |
Departamento: | Matemática |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/1350 |
Data do documento: | 30-Set-2016 |
Aparece nas coleções: | TCC - Matemática (EAD coleção) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
LSH30092016.pdf | 2,25 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.