Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/1352
Tipo: TCC
Título: Relato de experiência na matemática: Uma proposta envolvendo Equações de 1ºgrau com uma incógnita.
Autor(es): Oliveira, Marta Rosana Alves de.
Primeiro Orientador: Moreno, Valdecir Teófilo.
Resumo: Este trabalho é resultado de uma experiência vivenciada no Ensino de Matemática através de uma intervenção de Estágio Supervisionado II, em que é apresentada uma proposta envolvendo equações de 1º grau com uma incógnita. As observações são coletadas a partir das atividades que foram realizadas em uma turma do 7º ano do Ensino Fundamental, em uma escola da rede Pública do Município de Guarabira-PB, formada por 31 alunos com idades entre 12 e 14 anos, sendo 17 meninos e 14 meninas, no período de 04 a 25 de outubro de 2011. Nosso principal objetivo foi fazer com que os alunos compreendessem o conteúdo intitulado equação do 1º grau com uma incógnita, utilizando como ferramenta de ensino os jogos e os materiais manipulativos, embasados nos pressupostos de Azevedo (1979) e Rêgo (2008). O trabalho inicia-se pelo contexto histórico das equações e comina com um resumo das principais dinâmicas realizadas no projeto de ação e intervenção, em acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais - PCN. A metodologia utilizada foi de natureza qualitativa, do tipo estudo de caso, baseada em uma reflexão acerca do uso de jogos e dos materiais manipulativos em sala de aula (SEVERINO, 2007). Para tanto, foram utilizados alguns aportes teóricos que fundamentaram nosso trabalho como Castro (2003), Meira (2003), Barreiro (2006), Lorenzato (2006), Gil (2008), Ponte (2009) e Dante (2011). Através dos instrumentos de análise aplicados (questionários e atividades), constatou-se que a utilização de materiais manipulativos em sala de aula foi primordial para o desenvolvimento das habilidades do aluno, os resultados confirmam a hipótese de que a utilização dessas ferramentas como metodologia de ensino, quando bem planejado, pode contribuir com a fixação de conteúdos abstratos e expandir a capacidade de interpretação de problemas que envolvam equações de 1º grau.
Abstract: This work is a result of experience in teaching Mathematics through a supervised internship and a proposal involving first degree equations with one unknown. The observations come from the activities that were held in a 7th grade class of elementary school in a public school in the city, consisting of 31 students between the ages of 12 and 14 years, with 17 boys and 14 girls, during the period from 04 to 25 October 2011. Our main aim was lead students to understand the content titled first degree equation with unknown, using as a tool for teaching the games and manipulative materials, based on assumptions of Azevedo (1979) and Rêgo (2008). The work brings initially the historical context of the equations, ending with a summary of the main Dynamics held in action and intervention project, in accordance with the Parâmetros Curriculares Nacionais - PCN. The methodology used was qualitative, based on a reflection on the use of games and manipulative materials in the classroom (SEVERINO, 2007). To this end, we used some theoretical as Castro (2003), Mano (2003), Barreiro (2006), Leiva (2006), Gil (2008), the Ponte (2009), and Dante (2011). After the applied the analysis instruments (questionnaires and activities classron) was noted that the use of manipulative materials in the classroom was essential for the development of the student's abilities, the results confirm the hypothesis that the use of these tools as a teaching methodology, when well planned, can contribute to the establishment of abstract content and expand the ability of interpretation of problems involving equations of the first kind. Keywords:
Palavras-chave: Equação do 1º grau
Materiais manipuláveis
Ensino e aprendizagem da matemática
Equation of the first degree
Handling materials
Teaching and learning of mathematics
Departamento: Matemática
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/1352
Data do documento: 3-Out-2016
Aparece nas coleções:TCC - Matemática (EAD coleção)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MRAO03102016.pdf2,59 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.