Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/13535
metadata.dc.type: TCC
Title: Elaboração de um plano de negócio para uma microcervejaria
metadata.dc.creator: Ribeiro Júnior, Luiz Fernando Turrubia
metadata.dc.contributor.advisor1: Ferreira, Andrea Lopes de Oliveira
metadata.dc.description.resumo: No Brasil, a cerveja é um produto que tem ganhado espaço no mercado. Mesmo com a crise houve um aumento nos últimos 3 anos em 91% de cervejarias registradas. Nesse contexto, é proposto a elaboração de um Plano de Negócio para uma microcervejaria com o objetivo de analisar a viabilidade econômica do empreendimento. Essa análise passa por informações mais detalhadas sobre a produção de cerveja no Brasil, dando ênfase as microcervejarias e ao processo de fabricação de cerveja, chegando até a descrição do Plano de Negócios, destacando os principais pontos a serem avaliados, como descrição da microcervejaria, análise de mercado, plano de marketing, plano operacional e plano financeiro. A metodologia utilizada para elaboração do plano de negócio foi adaptada da cartilha “Como Elaborar um Plano de Negócio” desenvolvida pelo SEBRAE (2013). A microcervejaria estudada neste trabalho tem capacidade para produzir catorze mil litros por mês divididos em quatro estilos de cervejas diferentes. Com a elaboração do plano de negócio, observa-se que a criação da microcervejaria é viável e com uma taxa de lucratividade de 24,58% e um retorno do investimento ainda no primeiro semestre do ano. Há de ressaltar que ações complementares podem ser tomadas ao longo do curso do empreendimento, dada a volatilidade da economia. Conclui-se que é de extrema necessidade o planejamento de cada passo da empresa a fim de evitar o máximo de erros.
Abstract: In Brazil, beer is a product that has gained space in the market. Even with the crisis there has been an increase in the last 3 years in 91% of registered breweries. In this context, it is proposed the elaboration of a Business Plan for a Microbrewery with the objective of analyzing the economic viability of the enterprise. This analysis involves more detailed information about beer production in Brazil, emphasizing micro breweries and the brewing process, even describing the Business Plan, highlighting the main points to be evaluated, such as microbrewery, analysis marketing plan, operational plan and financial plan. The methodology used to prepare the business plan was adapted from the booklet "How to Elaborate a Business Plan" developed by SEBRAE (2013). The microbrewery studied in this work has the capacity to produce fourteen thousand liters per month divided into four different styles of beers. With the elaboration of the business plan, it is observed that the creation of microbrewery is viable and with a profitability rate of 24.58% and a return on investment still in the first half of the year. It should be noted that complementary actions can be taken along the course of the enterprise, given the volatility of the economy. It is concluded that it is extremely necessary to plan each step of the company in order to avoid the maximum of errors.
Keywords: Plano de Negócio,
microcervejaria,
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA QUIMICA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Engenharia Química
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/13535
Issue Date: 12-Jun-2018
Appears in Collections:TCC - Engenharia Química

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LFTRJ28062018.pdf1,42 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.