Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/1353
Tipo: TCC
Título: Desinteresse escolar: prática discente, obstáculo docente.
Autor(es): Sampaio, Alana Jordânia da Costa Silva.
Primeiro Orientador: Falcão, Emmanuel de Sousa Fernandes.
Resumo: Nossa pesquisa tem como objetivo principal averiguar o que os docentes, do município de Cabaceiras, pensam sobre as principais dificuldades para o Ensino de Matemática, apontando sugestões de pesquisas futuras para minimizar o problema. Para atingirmos tal objetivo, nos lançamos a metas secundárias, entre elas: Fazer a identificação das maiores queixas docentes, dos professores do município de Cabaceiras, sobre as dificuldades do ensino de Matemática no contexto atual; Identificar elementos da vida rotineira dos discentes, do município de Cabaceiras, que norteiem atitudes positivas em termos de interesse; Após análise dos dados ofertados pela demanda discente e docente, tecemos considerações teóricas, com fins de sugerir pesquisas futuras e relatar como se processa a educação, nos dias atuais, no Município de Cabaceiras. Focamos que o interesse de nossa pesquisa surgiu de uma experiência ofertada pela disciplina de Estágio Supervisionado II, oferecida pela Universidade Federal da Paraíba, modalidade Ensino a Distância. Para desenvolvimento da pesquisa e análise dos dados, realizamos uma pesquisa descritiva de cunho qualitativo, através do questionário como ferramenta para coleta de dados. Entre os autores da nossa pesquisa estão Brito (1996) Sarabia (1998) Palácios (1995), que tecem considerações sobre motivação e interesse escolar. A contribuição de nossa pesquisa está no registro acerca da realidade escolar do Ensino de Matemática, no município de Cabaceiras e como sugestões de pesquisas futuras, norteamos a necessidade de se averiguar a dinâmica de socialização Professor x Aluno e Aluno x Aluno, fora do contexto escolar, através das redes sociais.
Abstract: Our research aims to find out what the teachers in the municipality of Cabaceiras, think about the main difficulties for the Teaching of Mathematics, pointing future research suggestions to minimize the problem. To achieve this goal, we have launched in the secondary goals, such as: Do the identification of the biggest complaints teachers, in municipal of Cabaceiras, about the difficulties of mathematics teaching in the current context; Identify elements of the routine life of students, the city of Cabaceiras, to guide positive attitudes in terms of interest; After analyzing the data offered by student demand and faculty, we weave theoretical considerations, with the purpose to suggest future research and report how it handles education, today, in the city of Cabaceiras. We focus the interest of our research came from a experience offered by the discipline of Estágio Supervisionado II, offered by the Federal University of Paraíba, Distance Learning mode. For development of research and data analysis, we developed a descriptive study of qualitative nature, through the questionnaire as a tool for data collection. Among the authors of our research are Brito (1996) Sarabia (1998) Palácios (1995), which make comments on motivation and academic interest. The contribution of our research is on record about school reality of Mathematics Teaching in the municipality of Cabaceiras and how future research suggestions are guided the need to investigate the dynamics of socialization Teacher x Student and Student x Student, outside of school , through social networks.
Palavras-chave: Estudo e ensino da matemática
Práticas pedagógicas
Motivação escolar
Study and teaching of mathematics
Pedagogical practices
School Motivation
Departamento: Matemática
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/1353
Data do documento: 3-Out-2016
Aparece nas coleções:TCC - Matemática (EAD coleção)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AJCSS03102016.pdf989,11 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.