Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/13568
Tipo: TCC
Título: Avaliação do jogo “batalha periódica” como recurso didático auxiliar no estudo da tabela periódica
Autor(es): Silva, Crizelides Machado
Primeiro Orientador: Santos, Maria Betania Hermenegildo dos
Resumo: Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) recomendam que o ensino de Química seja inovador, no qual o aluno possa fazer a relação entre a teoria e a prática, porém apesar dessas orientações, muitos profissionais da educação ainda continuam presos ao modelo de ensino baseado na transmissão-recepção utilizando métodos que favorecem apenas a repetição e a memorização, causando o desinteresse dos alunos por não conseguirem fazer ligação entre a teoria ministrada em sala de aula com o seu cotidiano. Neste contexto, entende-se que os professores devem buscar novas metodologias e/ou recursos didáticos que possam despertar no aluno o interesse pela aprendizagem, e entre esses recursos se destacam os jogos didáticos, por serem capazes de tornar as aulas dinâmicas e prazerosas, proporcionando o interesse dos discentes em aprender. Diante de tais questões, este trabalho teve como objetivo elaborar e avaliar o jogo didático “Batalha Periódica” como recurso auxiliar no processo de ensinoaprendizagem do conteúdo de Tabela Periódica. O presente estudo caracteriza-se como uma pesquisa-ação de natureza quali-quantitativa, foi realizado em uma escola pública da cidade de Areia (PB) e teve como público alvo 27 alunos do 2° ano do ensino médio. Como instrumentos de coleta de dados foram utilizados dois questionários, um pré e um pós-teste. Os dados obtidos foram tabulados e apresentados por meio de gráficos, com posterior análise descritiva. Com base nos resultados alcançados pode-se observar um baixo nível de conhecimento prévios dos alunos sobre a Tabela Periódica, uma vez que o maior percentual de acertos no pré-teste não chegou a 50%. O jogo didático elaborado foi capaz de despertar o interesse dos discentes, promovendo interação, o trabalho em grupo e tornando o conteúdo mais interessante, auxiliando assim o processo de ensino-aprendizagem da Tabela Periódica, visto que a quantidade de acertos no pós-teste foi superior ao do pré-teste. A maioria dos alunos participantes da pesquisa afirmou que o jogo didático auxiliou o processo de aprendizagem do conteúdo ministrado, facilitou a associação deste com o seu cotidiano, deixou as aulas de química mais interessante, classificando este recurso como ótimo. Deste modo, pode-se concluir que o jogo Batalha Periódica deve ser utilizado como recurso didático no ensino do conteúdo da Tabela Periódica devido à influência que ele exerceu frente aos alunos, pois quando eles estão envolvidos emocionalmente na ação, torna-se mais fácil e dinâmico o processo de ensino-aprendizagem.
Abstract: The National Curricular Parameters recommend that chemistry teaching be innovative, in which the student can make the relation between theory and practice, but despite these orientations, many education professionals still remain trapped in the transmission-based teaching model -reception using methods that favor only repetition and memorization, causing the disinterest of the students for not being able to connect the theory delivered in the classroom with their daily life. In this context, it is understood that teachers should seek new methodologies and / or didactic resources that can awaken in the student the interest for learning, and among these resources the didactic games stand out, for being able to make classes dynamic and pleasurable, providing the interest of learners in learning. Faced with such questions, this work aimed to elaborate and evaluate the didactic game Periodic Battle as an auxiliary resource in the teaching-learning process of the contents of Periodic Table. The present study is characterized as an action research of a qualitative and quantitative nature. It was carried out in a public school in the city of Areia (PB) and had as target audience 27 students of the second year of high school. As data collection instruments, two questionnaires were used, one pre and one post-test. The obtained data were tabulated and presented by means of graphs, with subsequent descriptive analysis. Based on the results obtained, it is possible to observe a low level of previous knowledge of the students on the Periodic Table, since the highest percentage of correct answers in the pre-test did not reach 50%. The elaborate didactic game was able to arouse the interest of the students, promoting interaction, group work and making the contents more interesting, thus helping the teaching-learning process of the Periodic Table, since the number of successful post- test was higher than the pre-test. Most of the students participating in the research stated that the didactic game aided the process of learning the content taught, facilitating the association of this with their daily life, made chemistry classes more interesting, classifying this resource as great. In this way, it can be concluded that the game Periodic Battle should be used as a didactic resource in teaching the contents of the Periodic Table because of the influence it exerted against the students, because when they are emotionally involved in the action, it becomes easier and the teaching-learning process.
Palavras-chave: Ensino de química.
Jogo didático.
Tabela periódica.
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Química e Física
Citação: MQ001
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/13568
Data do documento: 15-Fev-2018
Aparece nas coleções:TCC - Química - CCA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CMS19022019MQ.pdf928,53 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons