Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/13571
Tipo: Dissertação
Título: O uso do facebook como ferramenta pedagógica digital nas aulas de Língua Portuguesa
Autor(es): Silva, Anie Gabrielle Veloso da
Primeiro Orientador: Maciel, João Wandemberg Gonçalves
Resumo: Neste trabalho, discutimos sobre a importância de se inserir, no processo de ensino e de aprendizagem as ferramentas digitais da rede social, Facebook, nas aulas de Língua Portuguesa, explorando seus potenciais com seus inúmeros recursos e possibilidades pedagógicas, visando despertar a participação ativa dos aprendizes nas aulas, como também, vencer os desafios impostos à prática docente dos professores de Língua Portuguesa para formar leitores proficientes com o uso das tecnologias da Web 2.0, observando suas dificuldades e seu preparo que envolve desde sua formação inicial até sua formação continuada. O nosso aporte teórico fundamentou-se nos estudos de Coscarelli (2016), Lévy (2010), Gabriel (2013), Porto e Santos (2014), Rojo ( 2012), Gomes (2016) dentre outros que norteiaram os estudos sobre formação dos docentes frente aos uso da TICs para promover um ensino interativo e uma aprendizagem colaborativa. Para coleta do corpus inicial, foi realizada uma entrevista estruturada com o conjunto de três professores de Língua Portuguesa e com 22 alunos dos Anos Finais do Ensino Fundamental – 9ºano. O lócus da pesquisa foi a Rede Pública do Município de Ferreiros PE. Na análise do corpus, associamos o texto/discurso produzido pelos docentes a seu fazer pedagógico e as suas concepções didáticas e pedagógicas. O percurso que traçamos, busca delinear a relação dos professores de LP e dos estudantes com as tecnologias da Web 2.0, destacando os dilemas e as perspectivas atuais para o ensino e a aprendizagem. A atividade aplicada teve como objetivo levar uma proposta de ensino e aprendizagem mediada pelo uso real de um ambiente digital, no nosso caso o Facebook, para alunos e professores. Mediante aos dados coletados, a proposta de intervenção indica a necessidade de se conhecer as ferramentas disponíveis para poder explorar suas potencialidades no contexto educativo e de conhecer mais sobre a inserção das tecnologias digitais no ensino de Língua portuguesa. Constatamos também, que o ato de ler e navegar no espaço online, quando bem planejado e bem conduzido é capaz de desenvolver múltiplos letramentos. O uso das TICs atua na escola como meio atrativo e motivador para desenvolver habilidades de leitura e de produção de textos com autoria dos alunos, proporcionando um processo de ensino e aprendizagem dinâmico, participativo e colaborativo no ensino de Língua Portuguesa. Os resultados obtidos a partir da execução do projeto de intervenção serviram de norte e orientação às nossas escolhas no momento de construção da proposta de atividade.
Abstract: In this work, we discuss the importance of inserting, in the teaching and learning process, the social network digital tools, Facebook, in the Portuguese Language classes, exploring its potential with its innumerable pedagogical resources and possibilities, aiming to awaken the active participation of learners in class, as well as overcome the challenges imposed on the teaching practice of Portuguese Language Teachers to train proficient readers with the use of Web 2.0 technologies, noting their difficulties and their preparation from their initial formation to their continuing education. Our theoretical contribution is based on the studies of Coscarelli (2016), Lévy (2010), Gabriel (2013), Porto and Santos (2014), Rojo (2012), Gomes (2016) among others that guide studies on teachers in the use of ICT to promote interactive teaching and collaborative learning. To collect the initial corpus, a structured interview was carried out with three teachers of Portuguese Language and 22 students from the Final Years of Primary Education - 9th grade. The locus of the research was the Public Network of the Municipality of Ferreiros PE. In the analysis of the corpus, we associate the text / discourse produced by the teachers with their pedagogical doing and their didactic and pedagogical conceptions. The trajectory we have outlined, seeks to outline the relationship between LP teachers and students with Web 2.0 technologies, highlighting current dilemmas and perspectives for teaching and learning. The applied activity aimed to take a proposal of teaching and learning mediated by the real use of a digital environment, in our case Facebook, for students and teachers. Through the collected data, the intervention proposal indicates the need to know the available tools to be able to explore its potentialities in the educational context and to know more about the insertion of the digital technologies in the teaching of Portuguese Language. We also note that reading and navigating online space, when well planned and well-conducted, is capable of developing multiple literacies. The use of ICT acts in the school as an attractive and motivating way to develop reading and writing skills with the authorship of the students, providing a dynamic, participatory and collaborative teaching and learning process in Portuguese language teaching. The results obtained from the execution of the intervention project served as a guide to our choices at the moment of construction of the activity proposal.
Palavras-chave: Língua portuguesa
Web 2.0
Facebook
Ferramenta pedagógica digital
Portuguese language
Digital pedagogical tool
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::TEORIA E ANALISE LINGUISTICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Linguística e ensino
Programa: Mestrado Profissional em Linguística
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/13571
Data do documento: 28-Set-2017
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Mestrado Profissional em Linguística

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Arquivototal.pdfArquivo total3 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons