Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/13600
metadata.dc.type: TCC
Title: Biblioteca Escolar no Brasil: reflexões acerca da biblioteca da Escola Municipal Duque de Caxias com base nas diretrizes IFLA/UNESCO
metadata.dc.creator: Nunes, Jackson Rilton Lima Araujo
metadata.dc.contributor.advisor1: Brito, Rosa Zuleide Lima de
metadata.dc.description.resumo: Objetiva discutir o papel e a importância das bibliotecas escolares, a partir da análise das recomendações constantes nas diretrizes da IFLA/UNESCO (Federação Internacional de Associações e Instituições Bibliotecárias/Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura), específicas para este espaço. Através da análise desse manifesto, aliada às teorias e discussões propostas por estudiosos da área, bem como à leitura de artigos científicos, destacaremos aspectos importantes em relação ao tema, com o objetivo específico de aplicar o conhecimento à análise de uma biblioteca da rede municipal de ensino da cidade de João Pessoa. Buscou-se, desta forma, demonstrar a importância das bibliotecas escolares como locais que, usados de forma recomendada, podem servir de espaço de transformação social. Utilizou-se a abordagem qualitativa, a pesquisa caracteriza-se como sendo bibliográfica/exploratória, com abordagem qualitativa, sugerindo propostas para auxiliar e atender as necessidades reais dos usuários da biblioteca escolar analisada, a partir, principalmente, da elaboração de uma política de desenvolvimento de coleções. O resultado aponta, que ainda há muito a conquistar no que diz respeito ao que recomendam as diretrizes do referido documento, de forma que apresentamos sugestões viáveis na tentativa de otimizar o papel da biblioteca como espaço indispensável à prática educativa, não apenas no contexto escolar específico em análise.
Abstract: Objective of this work is to discuss the role and importance of school libraries, based on the analysis of the recommendations contained in the IFLA/UNESCO guidelines, specific to this area. Through the analysis of this manifesto, allied to the theories and discussions proposed by scholars in the area, as well as to the reading of scientific articles, we will highlight important aspects in relation to the subject, with the specific objective of applying the knowledge to the analysis of a library of the teaching municipal network in the city of João Pessoa. In this way, we will try to demonstrate the importance of school libraries as places that, when used in a recommended way, can serve as a space for social transformation. We use the qualitative approach and bibliographical / exploratory research, suggesting proposals to assist and meet the real needs of the users of the analyzed school library, mainly based on the development of a policy of collections development. As a result, we believe that there is still much to be achieved with regard to what the guidelines of the above document recommend, so that we present feasible suggestions in an attempt to optimize the role of the library as an indispensable space for educational practice, not only in the specific school context under analysis.
Keywords: Biblioteca escolar
Desenvolvimento de coleções
Prática educativa
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Ciência da Informação
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/13600
Issue Date: 21-Jun-2018
Appears in Collections:CCSA - TCC - Biblioteconomia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
arquivototal.pdf1,4 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.