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metadata.dc.type: TCC
Title: Gestão da informação e do conhecimento nos currículos dos cursos de Biblioteconomia das Instituições de Ensino Superior no Brasil
metadata.dc.creator: Almeida, Cilene Maria Freitas de
metadata.dc.contributor.advisor1: Duarte , Emeide Nobrega
metadata.dc.description.resumo: Reflete sobre como o bibliotecário deve possuir uma formação que o prepare para a realidade social, apoiando seu desenvolvimento na contribuição da Gestão da Informação (GI) e da Gestão do Conhecimento (GC) nos currículos acadêmicos dos cursos de Biblioteconomia. Considera a GI e a GC aliadas ao conhecimento necessário para formação de bibliotecários conscientes de sua própria atuação, por essa razão, apresenta como proposta a inserção das referidas disciplinas nos currículos acadêmicos dos cursos de Biblioteconomia do país. A pesquisa tem como intuito verificar que conteúdos são abordados nas disciplinas GI e/ou GC nos cursos de Biblioteconomia do Brasil. Tem como objetivo analisar os conteúdos das disciplinas sobre GI e/ou GC ofertadas nos cursos de Biblioteconomia em nível nacional. Quanto à natureza, é de abordagem quantitativa e qualitativa e estudo do tipo documental realizado no ambiente da web. Para organização e análise dos dados adota o método de análise de conteúdo. Identifica que no Brasil existem 41 cursos de Biblioteconomia distribuídos em 39 Instituições de Ensino Superior (IES). Conforme os dados obtidos, 25 disciplinas de GI e/ou GC foram identificadas nos 21 cursos de Biblioteconomia ofertantes, sendo que 14 disciplinas são ofertadas na modalidade obrigatória e 11 disciplinas ofertadas na modalidade optativa. A prevalência da oferta obrigatória das disciplinas atesta que a GI e a GC vem sendo trabalhadas como componente curricular relevante na formação do bibliotecário brasileiro. Os temas abordados em GI referem-se a modelos de GI, sistemas de informação, suportes tecnológicos, perfil do bibliotecário gestor da informação, teoria organizacional, sociedade da informação, aspectos práticos, serviços e produtos de informação, gestão em unidades de informação e usuários da informação. No tocante a GC, abordam os aspectos conceituais introdutórios, modelos da GC, redes de pessoas e organizações, inteligência competitiva, aprendizagem organizacional, aspectos práticos, suportes tecnológicos, cultura organizacional e informacional, sociedade do conhecimento e comunicação nas organizações. A análise dos conteúdos das disciplinas de GI e/ou GC indica uma tendência favorável ao ensino integrado das duas gestões e convergem para apoiar a formação do bibliotecário enquanto gestor de unidades de informação. Destaca que os cursos de Biblioteconomia devem compreender a importância da formação do bibliotecário com base nas práticas e modelos da GI e da GC. O bibliotecário possui importante função de gerir a informação, criando meios para suprir as necessidades de informação para a tomada de decisões dos sujeitos, assim como, de proporcionar a construção do conhecimento, sua gestão e compartilhamento para o bem das organizações e para as transformações sociais, culturais e cognitivas dos cidadãos.
Abstract: It reflects on how the librarian should have a training that prepares him/her for social reality, supporting his/her development in the contribution of Information Management (GI) and Knowledge Management (GC) in the academic curricula of the Librarianship courses. It considers GI and CG as allies to the necessary knowledge for the training of librarians, aware of their own work, and therefore proposes to insert the said disciplines in the academic curricula of the Librarianship courses of the country. The research aims to verify what contents are covered in the GI and/or GC subjects in the Brazilian Librarianship courses. It aims to analyze the contents of the GI and GC subjects offered in the Librarianship courses at the national level. Referring to its nature, it is a quantitative and qualitative approach and documentary type study conducted in the web environment. For data organization and analysis it adopts the content analysis method. It identifies that in Brazil there are 41 Librarianship courses distributed in 39 Institutions of Higher Education (IES). According to the data obtained, 25 GI and/or GC subjects were identified in the 21 librarianship courses offered, 14 disciplines being offered in the compulsory modality and 11 subjects offered in the optional modality. The prevalence of the obligatory offer of the subjects assures that the GI and the GC have been considered as a relevant curricular component in the formation of the Brazilian librarian. The topics covered in GI refer to GI models, information systems, technological supports, profile of librarian information manager, organizational theory, information society, practical aspects, information services and products, information units management and information users. In terms of GC, they address the introductory conceptual aspects, GC models, networks of people and organizations, competitive intelligence, organizational learning, practical aspects, technological supports, organizational and informational culture, knowledge society and communication in organizations. The content analysis of the GI and/or GC subjects indicates a favorable trend towards the integrated teaching of this two topics and converge to support the formation of the librarian as manager of information units. It highlights that librarianship courses should understand the importance of the training of the librarian based on the practices and models of GI and CG. The librarian has an important role of managing information, creating means to supply the information needs for the decision-making of people, as well as to provide the construction of knowledge, its management and sharing for the good of the organizations and for the social, cultural and cognitive transformations of citizens.
Keywords: Gestão da informação
Gestão do conhecimento
Gestão da informação e do conhecimento
Formação do bibliotecário
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Ciência da Informação
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/13608
Issue Date: 28-Jul-2018
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