Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/13646
Tipo: TCC
Título: Concepção de um plano de mobilidade urbana sustentável para a região central de joão pessoa/pb
Autor(es): Fernandes, Pedro Henrique Tomaz
Primeiro Orientador: Nilton Pereira, Pereira,
Resumo: Atualmente, a Região Central de João Pessoa encontra-se em um processo gradativo de degradação de sua memória histórica e cultural. Com o passar dos anos, um processo de descentralização de suas atividades acentuou-se, fazendo com que o centro da cidade perdesse aos poucos sua atratividade, tornando-se cada vez mais despovoado e lesado por certas problemáticas que se instalaram na região, como grandes congestionamentos, má acessibilidade, deterioração de patrimônio históricos e culturais. Portanto neste estudo, propõe-se através de um plano de mobilidade urbana sustentável a revitalização da Área Central de João Pessoa, que integre as esferas sociais, ambientais e econômicas em uma série de medidas e propostas para a região que proporcione um centro urbano mais vivo e humanizado para a população. Assim, propõe-se a implantação de uma linha transporte público coletivo ofertado por ônibus híbridos integrada a bolsões de estacionamento operados em sistema park-and-ride, medidas estruturadoras para os estacionamentos locais, garantia da “caminhabilidade” para pedestres e medidas para o uso racional do carro. Para tanto, foi-se levantados dados sobre a oferta de transporte público, de estacionamentos da região e de possíveis lotes para implantação de um bolsão de estacionamento por meio de pesquisa em campo, imagens áreas de satélite (Google Maps) e de mapas fornecidos pela Semob/JP. Com isso, pode-se identificar certas áreas sem oferta de transporte, a precariedade do serviço de estacionamento ofertado e a degradação as Região Central de João Pessoa. Assim, foi-se possível traçar soluções que vão além da restauração das fachadas dos imóveis que se localizam na região para revitalizar a área em estudo.
Abstract: Currently, the Central Region of João Pessoa is in a gradual process of degradation of its historical and cultural memory. Over the years, a process of decentralization of its activities became more intense, causing the center of the city to gradually lose its attractiveness, becoming increasingly depopulated and damaged by certain problems that have settled in the region, such as large congestion, poor accessibility, deterioration of historical and cultural heritage. Therefore in this study, it is proposed through a sustainable urban mobility plan the revitalization of the Central Area of João Pessoa that integrates the social, environmental and economic spheres into a series of measures and proposals for the region that provides a more lively urban center and humanized for the population. Thus, it is proposed the implementation of a collective public transport line offered by hybrid buses integrated to parking pockets operated in the park-and-ride system, structuring measures for local parking, pedestrian "walkability" and measures for the use of the car. In order to do so, data were collected on the supply of public transport, parking lots in the region and possible lots for the implantation of a parking pocket by means of field research, satellite imagery (Google Maps) and maps provided by Semo /JP. With this, it is possible to identify certain areas without transportation offer, the precariousness of the offered parking service and the degradation of the Central Region of João Pessoa. Thus, it was possible to trace solutions that go beyond restoring the facades of properties that are located in the region to revitalize the area under study
Palavras-chave: Mobilidade Urbana Sustentável
Região Central
CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Engenharia Cívil e Ambiental
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/13646
Data do documento: 15-Jun-2018
Aparece nas coleções:CT - TCC - Engenharia Civil e Ambiental

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PHTF25062018.pdf35,86 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.