Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/1364
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAlcantara, Raquel Rocha Villar de-
dc.date.accessioned2016-10-04T14:39:08Z-
dc.date.available2016-10-04T14:39:08Z-
dc.date.issued2016-10-04-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/1364-
dc.descriptionEste trabalho registra uma experiência reflexiva e prática sobre o uso pedagógico do desenho na Alfabetização de Jovens e Adultos, do Programa Escola Zé Peão (PEZP). Para isso, analisamos a contribuição do desenho no aguçamento de uma reflexão crítica da realidade social e na apropriação do saber escolar pelos sujeitos envolvidos na experiência. Com base nos referenciais teóricos da Pedagogia Crítica da Visualidade, em autores como Carlos (2008; 2010; 2013), Joly (2012), Santaella e Nöth (1998), Oliveira (2008), Faheina (2010) e Silva (2011) e da Educação Popular FREIRE (1967; 1990; 1978; 2003; 2009), o trabalho adentra a especificidade do desenho e a superação da infantilização dos sujeitos da EJA com o uso desse recurso. Esse foi um trabalho de natureza qualitativa, realizado a partir de relações constituídas entre os sujeitos do processo e o objeto da reflexão. Os procedimentos metodológicos adotados consistiram na realização de rodas de conversas, levantamento do universo vocabular dos sujeitos educandos e na seleção de um conjunto de desenhos para ser feita a leitura em uma perspectiva crítica e reflexiva. Tais procedimentos foram planejados e executados tendo em vista a problematização dos saberes e das experiências dos educandos/trabalhadores envolvidos com o processo. A experiência vivida possibilitou a mediação de diálogos sobre temáticas situadas na realidade social dos educandos do PEZP e a apropriação de conteúdos escolares específicos da alfabetização.pt_BR
dc.description.abstractEste trabajo registra una experiencia reflexiva y práctica sobre el uso pedagógico del dibujo en la Alfabetización de Jóvenes y Adultos, del Programa Escuela “Zé Peão” (PEZP). De modo que, buscamos analizar la contribución del dibujo en el afilado de una reflexión crítica de la realidad social y en la apropiación del saber escolar por los sujetos implicados en la experiencia. Con base en los referenciales teóricos de la Pedagogía Crítica de la Visualidad, a ejemplo de Carlos (2008; 2010; 2013), Joly (2012), Santaella y Nöth (1998), Oliveira (2008), Faheina (2010), Silva (2011), como la Educación Popular (FREIRE, 1967; 1990; 1978; 2003; 2009), el trabajo entra en la especificidad del dibujo y en la superación de la infantilización de los sujetos de la EJA a partir del uso de ese recurso. Este fue un trabajo de naturaleza cualitativa realizado desde relaciones constituidas entre los sujetos del proceso y el objeto de la reflexión. Los procedimientos metodológicos adoptados consistieron en la realización de círculos de conversación, recopilación del universo de vocabulario de los alumnos y en la selección de un conjunto de dibujos para ser realizada su lectura en una perspectiva crítica y reflexiva. Tales procedimientos fueron planeados y ejecutados teniendo en vista la problematización de los saberes y de las experiencias de los alumnos/trabajadores implicados en el proceso. La experiencia vivida posibilitó tanto la mediación de diálogos sobre temáticas situadas en la realidad social de los alumnos del PEZP, como la apropiación de contenidos escolares, específicos a la alfabetización.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2016-10-04T14:39:08Z No. of bitstreams: 1 RRVA04102016.pdf: 3983984 bytes, checksum: c863a8eed54a6f8c7a81791756548581 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-10-04T14:39:08Z (GMT). No. of bitstreams: 1 RRVA04102016.pdf: 3983984 bytes, checksum: c863a8eed54a6f8c7a81791756548581 (MD5)en
dc.language.isoptpt_BR
dc.relation.ispartofseriesJoão Pessoa, 2015.-
dc.subjectDesenho - prática pedagógicapt_BR
dc.subjectEducação de jovens e adultospt_BR
dc.subjectPedagogia crítica da visualidadept_BR
dc.titleO uso do desenho como mediação do conhecimento na alfabetização de jovens e adultos: uma experiência no Programa Escola Zé Peãopt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Carlos, Erenildo João-
dc.description.resumoEste trabalho registra uma experiência reflexiva e prática sobre o uso pedagógico do desenhona Alfabetização de Jovens e Adultos, do Programa Escola Zé Peão (PEZP). Para isso,analisamos a contribuição do desenho no aguçamento de uma reflexão crítica da realidadesocial e na apropriação do saber escolar pelos sujeitos envolvidos na experiência. Com basenos referenciais teóricos da Pedagogia Crítica da Visualidade, em autores como Carlos (2008;2010; 2013), Joly (2012), Santaella e Nöth (1998), Oliveira (2008), Faheina (2010) e Silva(2011) e da Educação Popular FREIRE (1967; 1990; 1978; 2003; 2009), o trabalho adentra aespecificidade do desenho e a superação da infantilização dos sujeitos da EJA com o usodesse recurso. Esse foi um trabalho de natureza qualitativa, realizado a partir de relaçõesconstituídas entre os sujeitos do processo e o objeto da reflexão. Os procedimentosmetodológicos adotados consistiram na realização de rodas de conversas, levantamento douniverso vocabular dos sujeitos educandos e na seleção de um conjunto de desenhos para serfeita a leitura em uma perspectiva crítica e reflexiva. Tais procedimentos foram planejados eexecutados tendo em vista a problematização dos saberes e das experiências doseducandos/trabalhadores envolvidos com o processo. A experiência vivida possibilitou amediação de diálogos sobre temáticas situadas na realidade social dos educandos do PEZP e aapropriação de conteúdos escolares específicos da alfabetização.-
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RRVA04102016.pdf3,89 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.