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https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/13689| Tipo: | TCC |
| Título: | Proposta de metodologia para mapeamento de risco geológico – geotécnico de escorregamentos em João Pessoa – PB |
| Autor(es): | Pereira, Nagilla Natasha Tavares |
| Primeiro Orientador: | Soares, Fabio Lopes |
| Resumo: | O município de João Pessoa, maior centro econômico e financeiro do Estado da Paraíba, apresenta anualmente vários episódios de deslizamentos de terra, desastres naturais e/ou induzidos que poderiam ser evitados ou mitigados através do emprego de tecnologias de monitoramento, execução de medidas estruturais e de prevenção. Nesse sentido, o gerenciamento de risco é uma das medidas mais eficazes por favorecer a identificação e qualificação do risco, bem como possibilitar a escolha de soluções mais eficazes e adequadas. Portanto, o objetivo desta pesquisa é desenvolver uma metodologia de mapeamento de risco geológico-geotécnico de deslizamentos específica para a cidade de João Pessoa. Inicialmente, foram avaliadas as características relevantes do meio físico e biótico da cidade (solo, clima, geomorfologia). Numa segunda análise, foram estudados os critérios considerados fundamentais para obtenção do grau de risco, segundo Ministério das Cidades, e a capacidade de percepção do risco da população diante de um deslizamento. Essas duas análises possibilitaram a escolha de parâmetros que num possível escorregamento possam interferir na estabilidade de um talude e/ou vulnerabilidade social da população. A cada um desses parâmetros foram atribuídos pesos, onde o somatório de pesos resulta na obtenção de níveis literais de risco, facilitando a determinação final do grau de risco, e a união dos mesmos resultou na construção de uma ficha de vistoria. A fase final consistiu em realizar uma avaliação da metodologia proposta para atestar sua segurança e eficiência. Os resultados mostraram que a metodologia para mapeamento de risco geológico-geotécnico de escorregamentos em João pessoa possui artifícios e subsídios técnicos que a torna mais realista, criteriosa, menos subjetiva e de fácil utilização, quando comparada a outras metodologias empregadas no Brasil. |
| Abstract: | João Pessoa municipality, the largest economic and financial center in Paraíba State, presents annually several episodes of landslides, natural and / or induced disasters that could be avoided or mitigated through the use of monitoring technologies, implementation of structural measures and prevention. In this sense, risk management is one of the most effective measures to favor the identification and qualification of risk, as well as to enable the choice of more effective and adequate solutions. Therefore, the objective of this research is to develop a methodology of geological-geotechnical risk mapping of landslides specific to João Pessoa. Initially, the relevant characteristics of the physical and biotic environment of the city (soil, climate, geomorphology) were evaluated. In a second analysis, were studied the criteria considered fundamental to obtain the degree of risk, according to the Ministério das Cidades, and the population's ability to perceive the risk of sliding. Each of these parameters were assigned weights, where the sum of weights results in literal levels of risk, facilitating the final determination of the degree of risk, and the union of these resulted in the construction of an inspection form. The final phase consisted in carrying out an evaluation of the methodology proposed to attest its safety and efficiency. The results showed that the methodology for geological-geotechnical risk mapping of landslides in Joao Pessoa has technical artifices and subsidies that make it more realistic, judicious, less subjective and easy to use, when compared to other methodologies used in Brazil. |
| Palavras-chave: | Análise de Risco Deslizamentos |
| CNPq: | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
| Sigla da Instituição: | UFPB |
| Departamento: | Engenharia Cívil e Ambiental |
| Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
| URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/13689 |
| Data do documento: | 4-Dez-2017 |
| Aparece nas coleções: | TCC - Engenharia Mecânica |
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