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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/13702
Tipo: TCC
Título: Desenvolvimento de compósitos à base de níquel reforçados com Tac E/Ou Nbc Via Mecanossíntese
Autor(es): Oliveira, Lucas Vicente Periassu de
Primeiro Orientador: Fernandes, Maria Roseane de Pontes
Resumo: O constante desenvolvimento tecnológico implica em uma necessidade crescente de materiais com melhores desempenhos, avaliados sob diversas propriedades, como maior resistência mecânica, maior resistência ao desgaste, melhor estabilidade térmica, resistência a corrosão e redução de peso. Com isso, engenheiros, pesquisadores e cientistas têm buscado o aprimoramento de materiais tradicionais e o desenvolvimento de novos compósitos. No presente trabalho foram desenvolvidos compósitos metálicos à base de níquel, via mecanossíntese, com reforços de carbeto de tântalo e carbeto de nióbio. Os pós metálicos passaram por análise granulométrica, para verificar o tamanho médio de partículas após moagem, estudos de validade da sinterização foram feitos para as amostras comparando-se as densidades à verde e após sinterização, seguido dos ensaios de dureza Rockwell F. Foram estudadas amostras com 4, 8 e 12 por cento em volume dos carbetos na matriz metálica, variando os tempos de moagem de 2, 4 e 6 horas. A partir dos resultados obtidos foi verificado que as amostras de NT4 obtém melhores propriedades com tempo de moagem de 4 horas e as amostras de NT8 e NT12, obtém melhor dispersão com tempo de moagem de 2 horas. As amostras com reforço de carbeto de nióbio demonstraram pouca variabilidade de comportamento à medida que se elevou o tempo de moagem para obtenção. Todas essas amostras tiveram menor densidade que o do níquel puro. Para as amostras com reforço de carbeto de tântalo e carbeto de nióbio as densidades ficaram abaixo da do níquel puro. A densidade das amostras cresceu com o aumento da porcentagem em volume, bem como do tempo de moagem. Houve uma ligeira redução na dureza das amostras a medida que se aumentou o tempo de moagem em todas as amostras, exceto na amostra NN4 4 horas que reduziu consideravelmente sua dureza.
Abstract: The constant technological development implies in a growing need of materials with better performances, evaluated under diverse properties, such as greater mechanical resistance, greater resistance to wear, better thermal stability, resistance to corrosion and reduction of weight. With this, engineers, researchers and scientists have sought to improve traditional materials and the development of new composites. In the present work, nickel-based metallic composites were developed, via mechanosynthesis, with reinforcements of tantalum carbide and niobium carbide. The metal powders underwent granulometric analysis to verify the average particle size after milling, sinter validity studies were done for the samples by comparing the densities to green and after sintering, followed by the Rockwell F hardness tests. Samples were studied with 4, 8 and 12 volume percent of the carbides in the metal matrix, varying the milling times of 2, 4 and 6 hours. From the results obtained it was verified that the samples of NT4 obtain better properties with time of grinding of 4 hours and the samples of NT8 and NT12, obtains better dispersion with time of milling of 2 hours. Samples with niobium carbide reinforcement showed little behavior variability as the grinding time was increased to obtain. All these samples had lower density than pure nickel. For the samples reinforced with tantalum carbide and niobium carbide densities were below that of pure nickel. The density of the samples increased as the percentage by volume as well as the milling time increased. There was a slight reduction in the hardness of the samples as the grinding time was increased in all samples, except in the 4 hour NN4 sample which considerably reduced its hardness.
Palavras-chave: Carbeto de tântalo.
Mecanossíntese
Carbeto de nióbio
CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Engenharia Mecânica
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/13702
Data do documento: 29-Out-2018
Aparece nas coleções:TCC - Engenharia Mecânica

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