Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/1372
Tipo: | TCC |
Título: | Probabilidade: proposta de jogos didáticos inspirados na loteria |
Autor(es): | Nascimento, Paulo Rogério Pessoa do. |
Primeiro Orientador: | Lima, Cristiane Carvalho Bezerra de. |
Resumo: | O presente trabalho trata-se de uma proposta pedagógica de ensino-aprendizagem de probabilidade no Ensino Médio. Para tanto, foi criado e aplicado dois jogos: Mega-sena didática e 2 contra 23 (inspirado na Lotofácil), na turma 2ºC, vespertino, em uma escola Estadual do município de Araruna-PB. Com o intuito de desenvolver, executar e testar um método de ensino inovador, contextualizado e recreativo, da Teoria das Probabilidades. Esta proposta de ensino de probabilidades 11 por meio de jogos está fundamentada nos Parâmetros Curriculares Nacionais - PCN (BRASIL, 2.000);MOURA (1992); LOPES & OLIVEIRA (1.999). Em relação a proposta de ensino de probabilidades contextualizado com dia-dia do aluno, concluise que a utilização de jogos vinculados à realidade do aprendiz para ensino de probabilidades, proporcionaram a motivação e interação dos estudantes na aula além de propiciar maior compreensão dos conteúdos conceituais abordados nos jogos aplicados, mega-sena didática e 2 contra 23. |
Abstract: | The present work it is a pedagogy of teaching and learning of probability in high school. To that end, we created and applied two games: Training Mega-Sena and 2 against 23 (inspired by Lotofácil), the 2 ° C class, afternoon, the State Elementary School and High School Benjamin Gomes-Maranhão Araruna-PB. In order to develop, implement and test an innovative method of teaching, contextualized and recreational, of Probability Theory. This teaching proposal probabilities through games is based on the National Curriculum Parameters - CPN (BRAZIL, 2000); Moura (1992); LOPES & OLIVEIRA (1999). Regarding the likelihood of teaching proposal set against daily lives of the student, it is concluded that the use of games related to the learner's reality for teaching probability, provided the motivation and interaction of students in class, as well as providing greater understanding of conceptual contents addressed in applied games, didactic mega sena and 2 against 23. |
Palavras-chave: | Probabilidade Probabilidade combinatórias Jogos de lotéricas Probability Combinatorial probability Lottery games |
Departamento: | Matemática |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/1372 |
Data do documento: | 5-Out-2016 |
Aparece nas coleções: | TCC - Matemática (EAD coleção) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PRPN05102016.pdf | 346,85 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.