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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/13720
Tipo: TCC
Título: Análise de desempenho de um grupo gerador a diesel operando como dual (diesel e gás natural)
Autor(es): Duarte Filho, Moacir Gomes
Primeiro Orientador: Jaguaribe, Emerson Freitas
Resumo: O presente trabalho traz a análise de rendimento térmico de um Grupo Gerador originalmente Diesel, operando como Dual (Diesel e Gás Natural). O estudo foi conduzido em um Grupo Gerador Diesel MDG-5000CLE, o qual foi adaptado para o funcionamento com dois combustíveis, Diesel e Gás Natural. Na realização do estudo, houve a necessidade de se modificar o coletor de admissão do motor para permitir a admissão do ar, como também, do gás natural. Tal alteração foi possível com a instalação de um kit Dual Fuel, composto de um difusor, uma válvula controladora de fluxo, um motor de passo, e um sistema de controle de gás com Arduino. Para a simulação das cargas impostas ao gerador, foi elaborado no Laboratório de Inovação da UFPB, um banco de cargas resistivo, com dez resistência de 500 W cada, ligadas em paralelo. A realização dos testes fundamentou-se em duas etapas. Inicialmente, os testes com o grupo Gerador foram realizados usando-se apenas diesel, e posteriormente, no modo Dual. Durante os testes os valores de consumo especifico de combustível e de gás natural, bem como níveis de ruídos e de opacidade dos gases de escape, foram registrados para efeito de comparação posterior. Os testes consistiam na imposição de cargas pré- determinadas ao gerador em ambos modos de operação, que corresponderam a 1,14; 2,14; 3,25; 4,24; 4,69 kW. Com os testes concluídos e as comparações realizadas, constatou-se que o limite de substituição de Diesel por Gás Natural cresce à medida que a potência aumenta, chegando a substituição máxima de 85,10%, na potência máxima, de 4,69 kW. De forma semelhante, observou-se que o rendimento térmico do grupo gerador cresce com o aumento da potência. Percebeu-se ainda, pouca variação dos níveis de opacidade do ar em relação à potência.
Abstract: The present work brings the thermal performance analysis of a Generator Group originally Diesel, operating as Dual (Diesel and natural gas). The study was conducted in an MDG-5000CLE Diesel Generator Set, which was adapted for operation with two fuels, Diesel and Natural Gas. In the study, it was necessary to modify the intake manifold of the engine to allow the admission of air but also of natural gas. This change was possible with the installation of a Dual Fuel kit, consisting of a diffuser, a flow control valve, a stepper motor, and the Arduino gas control system. For the simulation of the loads imposed on the generator, was developed at the Laboratório de Inovação of the UFPB, a resistive load bank with ten resistors of 500 W each connected in parallel. The tests were based on two stages. Initially, the tests with the Generator group were performed using only diesel, and later, in Dual mode. During the tests, the fuel consumption and natural gas consumption values, as well as noise levels and exhaust gas opacity, were recorded for comparison purposes. The tests consisted of the imposition of predetermined loads on the generator in both modes of operation, which corresponded to 1.14; 2.14; 3.25; 4.24; 4.69 kW. With the tests completed and the comparisons made, it was verified that the limit of substitution of Diesel by Natural Gas grows as the power increases, reaching the maximum substitution of 85.10%, in the maximum power, of 4,69 kW . In a similar way, it was observed that the thermal efficiency of the generating set increases with increasing power. There was still little variation in noise levels and opacity of air in relation to power.
Palavras-chave: Grupo Gerador
Modo Dual.
Kit Dual Fuel
Ciclo Diesel
Gás Natural
CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Engenharia Mecânica
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/13720
Data do documento: 31-Out-2018
Aparece nas coleções:TCC - Engenharia Mecânica

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