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metadata.dc.type: TCC - Matemática
Title: Avaliando uma proposta de ensino sobre matemática financeira: reflexões sobre o uso de tecnologias na EJA
metadata.dc.creator: Nascimento, Fabyana da Conceição.
metadata.dc.contributor.advisor1: Assis, Cibelle de Fátima Castro de.
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho tem como objetivo avaliar uma proposta de ensino voltado para alunos da Educação de Jovens e Adultos, no contexto da Matemática Financeira com o uso de tecnologias. Alguns autores foram essenciais para a ealização deste trabalho, como Rêgo (2010); Van de Walle (2009); Mendes (2009); Costa (2011); Fonseca (2005); dentre outros. A caracterização da pesquisa quanto aos objetivos foi exploratória, tendo como princípio oferecer uma primeira aproximação a um determinado fenômeno, e também, desenvolver e esclarecer ideias. Em relação ao levantamento dos dados, realizamos um estudo de caso privilegiando e avaliando o plano de aula intitulado “Matemática Financeira e o Cotidiano: Resolvendo Problemas” aplicado em uma escola pública estadual do município de Pedras de Fogo. Quanto à natureza dos dados esta pesquisa é do tipo qualitativa, buscando explicar o significado e importância de resultados de informações obtidas através de entrevistas e questões abertas. Com este estudo pudemos observar o impacto do uso de recursos tecnológicos na sala de aula como estratégia para alavancar a aprendizagem, para eliminar limitações e abrindo um leque de novas informações essenciais para o cotidiano do aluno, de forma dinamizada, diferenciada e prazerosa. Os resultados obtidos com este estudo é que o mesmo estimule a melhora do processo educativo dos alunos e para os professores comprovar quão importante é o uso de tecnologias na Educação de Jovens e Adultos no conteúdo de Matemática Financeira.
Abstract: This work aims to evaluate a proposal of teaching for students of Youth and Adult Education in the context of financial mathematics using technology. Some authors were essential to this work, as Rego(2010); Van de Walle(2009); Mendes(2009);Costa(2011); Fonseca(2005) among others. The characterization of the research regarding the goals was exploratory, first taking the development and clarification of ideas. In relation to the survey data, we conducted a case study focusing on devaluating the lesson plantitled "Financial Mathematics and the Everyday: Solving problems" applied with estate school in the municipality of Pedras de Fogo. The nature of the data this research is the qualitative type, trying to explain the meaning and importance of the results of information obtained through interviews and open questions. With this study we could observe the impact of the use of technological resources in the classroom as a strategy to leverage learning to eliminate limitations and opening up a range of new information essential to the daily life of the student, stream lined shape, distinctive and enjoyable. Our results abou this staudy is that the same has stimulated the improve the educational process for students and teachers to demonstrate how important is the use of technologies in Youth and Adult Education in the content area of Financial Mathematics. Keywords:
Keywords: Matemática financeira
Tecnologia
Ensino e aprendizagem da matemática
Financial math
Technology
Teaching and learning of mathematics
metadata.dc.publisher.department: Matemática
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/1373
Issue Date: 5-Oct-2016
Appears in Collections:TCC - Matemática - CCEN

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