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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/1375
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Auricleia Nascimento da-
dc.date.accessioned2016-10-06T11:57:00Z-
dc.date.available2016-10-06T11:57:00Z-
dc.date.issued2016-10-06-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/1375-
dc.descriptionA educação infantil é uma das etapas de ensino mais importante para o desenvolvimento da criança, seja ela com deficiência ou não. Dentro desse processo educacional, o professor que trabalha e possui uma visão positiva da educação inclusiva se torna um dos fatores primordiais para o sucesso deste tipo de educação. Este trabalho tem por objetivo identificar como ocorre o processo de inclusão de crianças com deficiências no Centro de Referência em Educação Infantil (CREI) e quais as concepções dos educadores sobre a educação inclusiva. Esta pesquisa foi de caráter qualitativo tendo como instrumentos para a coleta de dados questionários, aplicados com professores e o gestor do CREI, e a observação, em Diário de Campo. Foram sujeitos da pesquisa a gestora e as professoras da educação infantil. Das análises dos dados pudemos avaliar a situação atual do CREI ABC e como o processo de inclusão está sendo desenvolvido no contexto da educação infantil. Contudo, os resultados obtidos mostram-nos que a formação e capacitação dos profissionais da educação infantil numa perspectiva inclusiva juntamente com a resistência dos pais em aceitar um filho com deficiência tornam-se fatores decisivos na efetivação do processo de inclusão no espaço do CREI.pt_BR
dc.description.abstractEarly childhood education is one of the most important teaching steps for the development of the child, whether disabled or not. In this educational process, the teacher who works and has a positive view of inclusive education becomes a primary factor for the success of this type of education. This study aims to identify how is the inclusion of children with disabilities in the process Centro de Referência em Educação Infantil (CREI) and the conceptions of teachers on inclusive education. This research was qualitative having as instruments to collect data questionnaires applied to teachers and the CREI manager, and the observation in Field Diary. The subjects were the management and teachers of early childhood education. The data analysis could evaluate the current situation of CREI ABC and how the inclusion process is being developed in the context of early childhood education. However, the results show us that the education and training of professionals in early childhood education in an inclusive perspective along with the parents' resistance to accept a child with disabilities become decisive factors in the effectiveness of the inclusion process within the CREI.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2016-10-06T11:57:00Z No. of bitstreams: 1 ANS06102016.pdf: 2075338 bytes, checksum: 49736334041de891460620eaa299eb3c (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-10-06T11:57:00Z (GMT). No. of bitstreams: 1 ANS06102016.pdf: 2075338 bytes, checksum: 49736334041de891460620eaa299eb3c (MD5)en
dc.language.isoptpt_BR
dc.relation.ispartofseriesJoão Pessoa, 2015.-
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.subjectCriança com deficiênciapt_BR
dc.titleEducação inclusiva na educação infantil em um CREI de João Pessoa/PBpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Amorim, Ana Luisa Nogueira de-
dc.description.resumoA educação infantil é uma das etapas de ensino mais importante para o desenvolvimento da criança, seja ela com deficiência ou não. Dentro desse processo educacional, o professor que trabalha e possui uma visão positiva da educação inclusiva se torna um dos fatores primordiais para o sucesso deste tipo de educação. Este trabalho tem por objetivo identificar como ocorre o processo de inclusão de crianças com deficiências no Centro de Referência em Educação Infantil (CREI) e quais as concepções dos educadores sobre a educação inclusiva. Esta pesquisa foi de caráter qualitativo tendo como instrumentos para a coleta de dados questionár ios, aplicados com professores e o gestor do CREI, e a observação, em Diário de Campo. Foram sujeitos da pesquisa a gestora e as professoras da educação infantil. Das análises dos dados pudemos avaliar a situação atual do CREI ABC e como o processo de incl usão está sendo desenvolvido no contexto da educação infantil. Contudo, os resultados obtidos mostram - nos que a formação e capacitação dos profissionais da educação infantil numa perspectiva inclusiva juntamente com a resistência dos pais em aceitar um fil ho com deficiência tornam - se fatores decisivos na efetivação do processo de inclusão no espaço do CREI.-
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

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