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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/1376
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorSantos, Aparecida Danielle Garcia dos-
dc.date.accessioned2016-10-06T12:36:06Z-
dc.date.available2016-10-06T12:36:06Z-
dc.date.issued2016-10-06-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/1376-
dc.descriptionEstudar a leitura no processo de formação humana, tema que emerge preponderantemente do século XVIII, respalda-se no entendimento pleno dos indivíduos. No entanto, convive-se num contexto no qual a prática educativa, com todas as suas contradições, tem caminhado no alargamento do conservadorismo da forma de sociabilidade capitalista. Nessa perspectiva, para bem se explicar o tema, adentrou-se na análise da instituição da sociedade humana, com base na ontologia marxiana, anunciando a categoria trabalho como responsável pelo salto ontológico operado pelo ser social, avançando para o entendimento dos complexos que se originam a partir do trabalho, privilegiando, particularmente, o da educação. Avançou-se situando a crise vivida pelo sistema do capital e suas implicações no campo educacional, apontando a necessidade histórica de se articular a educação e a leitura com uma prática que privilegie o conhecimento histórico-social e, consequentemente, o processo de esclarecimento das consciências e da radical transformação da sociedade.pt_BR
dc.description.abstractStudying reading in process of human development, theme that emerges mainly from the eighteenth century, it draws upon the full understanding of individuals. However, we live in a context in which educational practice, with all its contradictions, has walked on extending the conservatism of the capitalist form of sociability. In this perspective, to well explain the theme, we entered in the analysis of the institution of human society based on marxian anthology, announced the work category as responsible for ontological leap operated by social being, advancing to the understanding of complexes that originate from the work, focusing particularly on the education. We advanced situating the crisis of the capital system and its implications in the educational field, pointing out the historical necessity of articulating education and reading with a practice that privilege the social-historical knowledge and, consequently, the process of clarification of consciences and the radical transformation of society.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2016-10-06T12:36:06Z No. of bitstreams: 1 ADGS06102016.pdf: 566401 bytes, checksum: 955c4748ec0475ee16db914af86c7e7b (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-10-06T12:36:06Z (GMT). No. of bitstreams: 1 ADGS06102016.pdf: 566401 bytes, checksum: 955c4748ec0475ee16db914af86c7e7b (MD5)en
dc.language.isoptpt_BR
dc.relation.ispartofseriesJoão Pessoa, 2014.-
dc.subjectOntologia Marxianapt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectFormação humanapt_BR
dc.titleLeitura x formação humana: um estudo fundamentado na centralidade do trabalhopt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Carmo, Francisca Maurilene do-
dc.description.resumoEstudar a leitura no processo de formação humana, tema que emerge preponderantemente do século XVIII, respalda-se no entendimento pleno dos indivíduos. No entanto, convive-se num contexto no qual a prática educativa, com todas as suas contradições,tem caminhado no alargamento do conservadorismo da forma de sociabilidade capitalista. Nessa perspectiva, para bem se explicar o tema, adentrou-se na análise da instituição da sociedade humana, com base na ontologia marxiana, anunciando a categoria trabalho como responsável pelo salto ontológico operado pelo ser social, avançando para o entendimento dos complexos que se originam a partir do trabalho, privilegiando, particularmente, o da educação. Avançou-se situando a crise vivida pelo sistema do capital e suas implicações no campo educacional, apontando a necessidade histórica de se articular a educação e a leitura com uma prática que privilegie o conhecimento histórico-social e, consequentemente, o processo de esclarecimento das consciências e da radical transformação da sociedade.-
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

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