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https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/1376
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.creator | Santos, Aparecida Danielle Garcia dos | - |
dc.date.accessioned | 2016-10-06T12:36:06Z | - |
dc.date.available | 2016-10-06T12:36:06Z | - |
dc.date.issued | 2016-10-06 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/1376 | - |
dc.description | Estudar a leitura no processo de formação humana, tema que emerge preponderantemente do século XVIII, respalda-se no entendimento pleno dos indivíduos. No entanto, convive-se num contexto no qual a prática educativa, com todas as suas contradições, tem caminhado no alargamento do conservadorismo da forma de sociabilidade capitalista. Nessa perspectiva, para bem se explicar o tema, adentrou-se na análise da instituição da sociedade humana, com base na ontologia marxiana, anunciando a categoria trabalho como responsável pelo salto ontológico operado pelo ser social, avançando para o entendimento dos complexos que se originam a partir do trabalho, privilegiando, particularmente, o da educação. Avançou-se situando a crise vivida pelo sistema do capital e suas implicações no campo educacional, apontando a necessidade histórica de se articular a educação e a leitura com uma prática que privilegie o conhecimento histórico-social e, consequentemente, o processo de esclarecimento das consciências e da radical transformação da sociedade. | pt_BR |
dc.description.abstract | Studying reading in process of human development, theme that emerges mainly from the eighteenth century, it draws upon the full understanding of individuals. However, we live in a context in which educational practice, with all its contradictions, has walked on extending the conservatism of the capitalist form of sociability. In this perspective, to well explain the theme, we entered in the analysis of the institution of human society based on marxian anthology, announced the work category as responsible for ontological leap operated by social being, advancing to the understanding of complexes that originate from the work, focusing particularly on the education. We advanced situating the crisis of the capital system and its implications in the educational field, pointing out the historical necessity of articulating education and reading with a practice that privilege the social-historical knowledge and, consequently, the process of clarification of consciences and the radical transformation of society. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2016-10-06T12:36:06Z No. of bitstreams: 1 ADGS06102016.pdf: 566401 bytes, checksum: 955c4748ec0475ee16db914af86c7e7b (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2016-10-06T12:36:06Z (GMT). No. of bitstreams: 1 ADGS06102016.pdf: 566401 bytes, checksum: 955c4748ec0475ee16db914af86c7e7b (MD5) | en |
dc.language.iso | pt | pt_BR |
dc.relation.ispartofseries | João Pessoa, 2014. | - |
dc.subject | Ontologia Marxiana | pt_BR |
dc.subject | Leitura | pt_BR |
dc.subject | Formação humana | pt_BR |
dc.title | Leitura x formação humana: um estudo fundamentado na centralidade do trabalho | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Carmo, Francisca Maurilene do | - |
dc.description.resumo | Estudar a leitura no processo de formação humana, tema que emerge preponderantemente do século XVIII, respalda-se no entendimento pleno dos indivíduos. No entanto, convive-se num contexto no qual a prática educativa, com todas as suas contradições,tem caminhado no alargamento do conservadorismo da forma de sociabilidade capitalista. Nessa perspectiva, para bem se explicar o tema, adentrou-se na análise da instituição da sociedade humana, com base na ontologia marxiana, anunciando a categoria trabalho como responsável pelo salto ontológico operado pelo ser social, avançando para o entendimento dos complexos que se originam a partir do trabalho, privilegiando, particularmente, o da educação. Avançou-se situando a crise vivida pelo sistema do capital e suas implicações no campo educacional, apontando a necessidade histórica de se articular a educação e a leitura com uma prática que privilegie o conhecimento histórico-social e, consequentemente, o processo de esclarecimento das consciências e da radical transformação da sociedade. | - |
Aparece nas coleções: | CE - TCC - Pedagogia |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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