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https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/13794| Tipo: | Dissertação |
| Título: | Otimização de parâmetros de soldagem por resistência para redução de respingos em juntas soldadas na indústria automotiva |
| Autor(es): | Vicente, Rômulo Borba |
| Primeiro Orientador: | Silva, José Hilton Ferreira da |
| Resumo: | A Soldagem por Resistência é um processo que permite uma grande produtividade, não utiliza material de adição e apresenta uma ótima qualidade nas uniões soldadas. Devido as suas características, é amplamente utilizado na indústria automobilística. Com a utilização de aços de alto desempenho e adesivos estruturais na união de chapas, surge um maior desafio na parametrização da solda para garantir a ausência de expulsão (respingo de solda) mantendo a qualidade da união soldada. Este trabalho tem como objetivo a caracterização de uniões soldadas por solda a ponto e otimizar a redução de respingos de solda, que afetam a segurança e qualidade do processo. A primeira etapa consiste na apresentação da formação do núcleo de solda, respingos e os parâmetros associados como: tempo, corrente, força, resistência e materiais. Como o tempo de solda é uma variável que afeta diretamente a produtividade na indústria e o material é uma imposição do projeto, este trabalho analisa as variáveis corrente e energia para avaliar os limites de formação das expulsões em uniões soldadas sem utilização de adesivos estruturais e com a utilização dos mesmos. A fim de avaliar os parâmetros, foram utilizados resultantes da energia de soldagem do processo e aspecto visual dos pontos de solda para determinar uma melhor configuração, mantendo o processo livre de expulsões e garantindo a resistência mecânica necessária para as uniões soldadas. Os resultados mostraram que existe uma parametrização capaz de reduzir a quantidade de respingos e que os adesivos estruturais influenciam diretamente na parametrização dos pontos a fim de evitar a formação de respingos. |
| Abstract: | Resistance Welding is a process that allows a high productivity, does not use addition material and presents an excellent quality in welded joints. Due to its characteristics, it is widely used in the automobile industry. With the use of high performance steels and structural adhesives in the union of the plates, a greater challenge arises in the parameterization of the weld to guarantee the absence of expulsion (welding splash), maintaining the quality of the welded joint. This work aims for the characterization of brazed welds and to optimize the reduction of weld spatter, which affect the safety and quality of the process. On the first part is detailed the formation of welding nucleus, splashes and associated parameters such as: time, current, force, resistance and materials are presented. Since welding time is a variable that directly affects the productivity in the industry and the material is a project imposition, this work analyzes the variables current and energy to evaluate the limits of formation of the expulsions in welded joints without the use of structural adhesives and with their use. In order to evaluate the parameters, visual analysis and energy results of the process for the welded plates were used to determine a better configuration, keeping the process free of expulsions and guaranteeing the necessary mechanical resistance for welded joints. The results showed that there is a parameterization capable of reducing the amount of welding expulsion and that the structural adhesives influence directly the parameterization of the points in order to avoid the formation of welding splash. |
| Palavras-chave: | Soldagem por resistência Expulsão Adesivos estruturais Parâmetros de soldagem Resistance welding Splashes Structural adhesives Welding parameters |
| CNPq: | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICA |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
| Sigla da Instituição: | UFPB |
| Departamento: | Engenharia Mecânica |
| Programa: | Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica |
| Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
| URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
| URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/13794 |
| Data do documento: | 31-Jul-2018 |
| Aparece nas coleções: | Centro de Tecnologia (CT) - Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica |
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