Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/1382
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorPinheiro, Anyellen de Almeida-
dc.creatorLopes, Raiana Ferreira-
dc.date.accessioned2016-10-06T14:05:45Z-
dc.date.available2016-10-06T14:05:45Z-
dc.date.issued2016-10-06-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/1382-
dc.descriptionO presente trabalho tem como propósito discutir os limites e possibilidades da aprendizagem dos surdos, de modo específico no âmbito da educação de jovens e adultos (EJA), a partir de uma revisão de literatura envolvendo a contribuição de autores de referência na área e os documentos legais que tratam da temática. Nesta direção, a partir de um histórico inicial acerca da educação para os surdos, discutiu-se inicialmente o que é a surdez, suas características e quem é o surdo no mundo de hoje. Por fim, situou-se a discussão acerca da educação dos surdos no contexto da educação de jovens e adultos (EJA) e em suas implicações em termos de dificuldades para o trabalho dos professores. Nas considerações finais, buscamos apontar as possibilidades de superação de tais dificuldades, de modo a alcançar a efetiva inclusão do surdo no âmbito da educação de jovens e adultos (EJA).pt_BR
dc.description.abstractThis research aims to discuss the deaf learning limits and possibilities, specifically in the youth and adults education (EJA) context. It’s based in a literature review involving reference authors's contribution and legal documents about the issue. In this sense, using a deaf education initial history, it discussed the deafness meaning, its characteristics and who the deaf is nowadays. Afterwards, it discussed the deaf education in the youth and adults context and its implications in terms of difficulties about teachers’s work. In the final considerations, it sought to point out the possibilities to overcome these difficulties in order to reach the effective deaf inclusion in youth and adults education (EJA).pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2016-10-06T14:05:45Z No. of bitstreams: 1 AAP06102016.pdf: 614683 bytes, checksum: 45aceee50366644121fab83c8c4f8e2b (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-10-06T14:05:45Z (GMT). No. of bitstreams: 1 AAP06102016.pdf: 614683 bytes, checksum: 45aceee50366644121fab83c8c4f8e2b (MD5)en
dc.language.isoptpt_BR
dc.relation.ispartofseriesJoão Pessoa, 2015.-
dc.subjectEducação de jovens e adultospt_BR
dc.subjectEducação de surdospt_BR
dc.subjectSurdezpt_BR
dc.titleAprendizagem dos surdos na EJA: limites e possibilidadespt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Fonseca, Fábio do Nascimento-
dc.description.resumoO presente trabalho tem como propósito discutir os limites e possibilidades da aprendizagem dos surdos, de modo específico no âmbito da educação de jovens e adultos (EJA), a partir de uma revisão de literatura envolvendo a contribuição de autores de referência na área e os documentos legais que tratam da temática. Nesta direção, a partir de um histórico inicial acerca da educação para os surdos, discutiu-se inicialmente o que é a surdez, suas características e quem é o surdo no mundo de hoje. Por fim, situou-se a discussão acerca da educação dos surdos no contexto da educação de jovens e adultos (EJA) e em suas implicações em termos de dificuldades para o trabalho dos professores. Nas considerações finais, buscamos apontar as possibilidades de superação de tais dificuldades, de modo a alcançar a efetiva inclusão do surdo no âmbito da educação de jovens e adultos (EJA).-
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AAP06102016.pdf600,28 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.