Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/13837
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorGomes, Olívia Sobreira-
dc.date.accessioned2019-03-11T14:23:30Z-
dc.date.available2018-10-24-
dc.date.available2019-03-11T14:23:30Z-
dc.date.issued2018-08-31-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/13837-
dc.description.abstractIn this dissertation, we present a research that involves three major areas of Applied Mathematics, Computer Graphics (CG), Probability and Optimization. The main objective is to develop strategies of movement between adversary characters in a chase where each move will be based on the solution of an optimization problem or a probabilistic rule. The dynamics of the movement will be through the formulation and implementation of optimization problems that will govern the persecution. A theoretical presentation is presented presenting the subjects related to CG, in particular: Animation and Color; Optimization, for example: De nition of the general optimization problem and its classi cation regarding the properties of the objective function as well as the characteristics of the set of feasible solutions; Probability, is de ned probabilistic model, Random Variables, in particular, Uniform, Exponential and Normal, Mathematical expectation and Law of large Numbers.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Rosa Sylvana Mousinho (syllmouser@biblioteca.ufpb.br) on 2019-03-11T14:23:30Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) Arquivototal.pdf: 2646490 bytes, checksum: f607700cbad01834de6c372126968900 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-03-11T14:23:30Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) Arquivototal.pdf: 2646490 bytes, checksum: f607700cbad01834de6c372126968900 (MD5) Previous issue date: 2018-08-31en
dc.description.sponsorshipNenhumapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectComputação gráficapt_BR
dc.subjectOtimizaçãopt_BR
dc.subjectProbabilidadept_BR
dc.subjectAnimaçãopt_BR
dc.subjectPerseguiçãopt_BR
dc.subjectMatemática computacionalpt_BR
dc.subjectAnimação gráficapt_BR
dc.subjectAnimação gráfica - otimizaçãopt_BR
dc.titleAnimação e otimizaçãopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Bezerra, Sergio de Carvalho-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8017307957381715pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Massera, José Miguel Aroztegui-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6295539300088848pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8703880683886971pt_BR
dc.description.resumoApresenta-se, nesta dissertação, uma pesquisa que envolve três grandes áreas da Matemática aplicada, Computação Grá ca (CG), Probabilidade e Otimização. O objetivo principal de desenvolver estratégias de movimentação entre personagens adversários numa perseguição onde cada movimentação dar-se-á a partir da solução de um problema de Otimização ou uma regra probabilística. A dinâmica da movimentação, dar - se - á por meio da formulação e implementação de problemas de otimização que governarão a perseguição. É feito um levantamento teórico apresentando os assuntos relacionados á CG, em especial: Animação; Otimização, por exemplo: De nição do Problema geral de Otimização e sua classi cação referente às propriedades da função objetivo bem como às características do conjunto de soluções viáveis; Probabilidade, é de nido modelo probabilístico, Variáveis Aleatórias, em especial, Uniforme, Exponencial e Normal, Esperança Matemática e Lei dos Grandes Números.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInformáticapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Modelagem Matemática e computacionalpt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAOpt_BR
Aparece nas coleções:Centro de Informática (CI) - Programa de Pós-Graduação em Modelagem Matemática Computacional

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Arquivototal.pdfArquivo total2,58 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons