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metadata.dc.type: Dissertação
Title: Vídeo para cuidadores de idosos: aspectos da alimentação e comunicação
metadata.dc.creator: Cunha, Divany Guedes Pereira da
metadata.dc.contributor.advisor1: Amaral, Ana Karênina de Freitas Jordão do
metadata.dc.description.resumo: Introdução: O Brasil vem passando por mudanças no seu perfil demográfico em virtude da redução da taxa de mortalidade e do aumento da expectativa de vida. O Relatório Mundial de Saúde e Envelhecimento registrou que o número de pessoas com mais de 60 anos no país deverá crescer muito mais rápido do que a média internacional. Em virtude disso, tornou-se fundamental investir em estudos sobre o processo de envelhecimento e todo o conteúdo que permeia, inclusive, a orientação direcionada aos cuidadores de idosos. A justificativa deste estudo consiste no fato de que idosos que possuem cuidadores treinados com relação as funções de alimentação e comunicação apresentam prognóstico melhor, sendo tais constatações evidenciadas em atendimentos fonoaudiológicos ambulatoriais. Objetivos: 1.Identificar e analisar estudos sobre a disfagia em idosos institucionalizados; 2. Identificar e analisar estudos sobre linguagem e cognição nos idosos; 3. Analisar o conhecimento dos cuidadores formais com relação aos aspectos da alimentação e comunicação da pessoa idosa e elaborar um vídeo com orientações para o cuidador formal. Método: Trata-se de um estudo metodológico de abordagem quantitativa. A pesquisa foi realizada em quatro instituições de longa permanência, no município de João Pessoa. A amostra correspondeu à população e foi constituída por todos os cuidadores de idosos das instituições, totalizando 34 voluntários. O projeto foi submetido ao Comitê de Ética em Pesquisa do Centro de Ciências da Saúde da Universidade Federal da Paraíba e aprovado pelo nº 2.190.153, de 27 de julho de 2017, CAAE; 67103917.6.0000.5188 Resultados: Esta pesquisa originou três artigos. O primeiro, de revisão da literatura sobre a análise dos estudos relacionados a disfagia em instituições de longa permanência, mostrou a existência de risco para a disfagia nesse âmbito como também a falta de conhecimento dos cuidadores em relação as estratégias que minimizam risco de aspiração laríngea. O segundo artigo tratou-se de uma revisão da literatura sobre linguagem e cognição em idosos e os resultados mostraram que o processo de envelhecimento acarreta alterações linguísticas e cognitivas, ressaltando a importância do treino cognitivo para a memória, a linguagem, a comunicação e a socialização da pessoa idosa. O terceiro artigo (original) analisou o conhecimento dos cuidadores de idosos sobre os aspectos de comunicação e de alimentação, constando-se que eles não têm conhecimento sobre as dificuldades de fala, audição, cognição do idoso e das estratégias que facilitam essas funções. Também não mostram conhecer dificuldades de alimentação embora realizem práticas facilitadoras. Conclusões: As revisões da literatura mostraram que o processo de envelhecimento está relacionado às disfagias, ao declínios na linguagem e na cognição. Elaborou-se, como produto tecnológico resultante desse estudo, um vídeo para orientar os cuidadores de idosos com relação à alimentação e à comunicação, o que possibilitará melhorias na qualidade de vida dos idosos nas instituições de longa permanência.
Abstract: Introduction: Brazil has been undergoing changes in its demographic profile due to the reduction in the rate of mortality and increased life expectancy. The World report on Health and Aging stated that the number of people aged over 60 in the country should grow much faster than the international average. As a result, it has become essential to invest in studies about the aging process and all the content that permeates even the orientation directed to caregivers for the elderly. The rationale of this study consists in the fact that elderly people who have trained caregivers with respect to the roles of power and communication have better prognosis, being such findings evidenced in ambulatory care speech. Objectives: 1. Identify and analyze studies on the dysphagia in institutionalized elderly; 2. Identify and analyze studies on language and cognition in the elderly; 3. Analyze the knowledge of formal caregivers with respect to aspects of the power and communication of the elderly person and draw up a video with guidelines for the formal caregiver. Method: This is a methodological study of quantitative approach. The research was performed in four long-term institutions, in the municipality of João Pessoa. The sample corresponded to the population and was composed by all caregivers of elderly institutions, totaling 34 volunteers. The project was submitted to the Research Ethics Committee at the Health Sciences Center of the Federal University of Paraiba and approved by N 2,190.153, 27th July, 2017, CAAE; 67103917.6.0000.5188. Results: This study originated three articles: two for qualification and one for defense. The first review of the literature on the analysis of the studies related to the dysphagia in long term care institutions, which showed the existence of risk to the dysphagia in this context as well as lack of knowledge of professionals with regard to strategies that minimize the risk of laryngeal aspiration. The second article was a review of the literature on language and cognition in the elderly and the results showed that the aging process entails linguistic and cognitive changes, emphasizing the importance of the cognitive training for memory, language, communication and socialization of the elderly person. . The third article (original) analyzed the knowledge of caregivers of elderly on aspects of communication and power, showing that they are aware of the difficulties of speech, hearing, and cognition of the elderly and of strategies that facilitate these functions. Also has no knowledge of feeding difficulties although performed facilitative practices. Conclusions: The reviews of the literature showed that the process of aging is related to dysphagia, declines in language and cognition. The article of defense confirmed the importance of video to guide the caregivers of elderly with respect to power and communication, enabling an improvement in the quality of life in long term care institutions.
Introducción: Brasil ha venido experimentando cambios en su perfil demográfico debido a la reducción en la tasa de mortalidad y el aumento de la esperanza de vida. El informe mundial sobre la salud y el envejecimiento informó de que el número de personas mayores de 60 años en el país debería crecer mucho más rápidamente que el promedio internacional. Como resultado, se ha convertido en esencial para invertir en estudios sobre el proceso de envejecimiento y todo el contenido que impregna incluso la orientación dirigida a cuidadores de ancianos. La justificación de este estudio consiste en el hecho de que los ancianos que tienen cuidadores capacitados con respecto a las funciones de alimentación y comunicación tienen mejor pronóstico, siendo tales hallazgos evidenciaron en atención fonoaudióloga ambulatoria. Objetivos: 1. Identificar y analizar estudios sobre la disfagia en ancianos institucionalizados; 2. Identificar y analizar estudios sobre el lenguaje y la cognición en los ancianos; 3. Analizar el conocimiento de los cuidadores formales con respecto a los aspectos de la alimentación y de la comunicación de la persona anciana y elaborar un vídeo con directrices para el cuidador formal. Método: Este es un estudio metodológico del enfoque cuantitativo. La investigación se realizó en cuatro instituciones a largo plazo, en el municipio de João Pessoa. La muestra correspondió a la población y fue compuesta por todos los cuidadores de ancianos, instituciones, totalizando 34 voluntarios. El proyecto fue presentado a la Comisión de Ética en Investigación en el Centro de Ciencias de Salud de la Universidad Federal de Paraíba y aprobado por 2,190.153, 27 de julio de 2017, CAAE; 67103917.6.0000.5188. Resultados: Este estudio se originó tres artículos: dos para la calificación y uno para la defensa. La primera revisión de la literatura sobre el análisis de los estudios relacionados con la disfagia en instituciones de cuidado a largo plazo, lo que pone de manifiesto la existencia de riesgo para la disfagia en este contexto así como la falta de conocimiento de los profesionales con respecto a las estrategias que minimizan el riesgo de aspiración laríngea. El segundo artículo es una revisión de la literatura sobre el lenguaje y la cognición en el anciano y los resultados mostraron que el proceso de envejecimiento implica cambios cognitivos y lingüísticos, destacando la importancia de la formación cognitiva de la memoria, el lenguaje, la comunicación y la socialización de la persona de edad. El tercer artículo (original) se analizó el conocimiento de cuidadores de ancianos en los aspectos de comunicación y poder, demostrando que son conscientes de las dificultades del habla, la audición, la cognición de los ancianos y de las estrategias que facilitan estas funciones. Tampoco tiene conocimiento de las dificultades para alimentarse, aunque realice prácticas de facilitación. Conclusiones: Las revisiones de la literatura mostraron que el proceso de envejecimiento se relaciona con disfagias, descensos en el lenguaje y la cognición. El artículo de defensa confirmó la importancia del vídeo para guiar a los cuidadores de adultos mayores con respecto a la energía y las comunicaciones, permitiendo una mejora en la calidad de vida en las instituciones de cuidado a largo plazo.
Keywords: Idoso
Fonoaudiologia
Instituição de longa permanência para idosos
Disfagia
Linguagem
Cuidadores
Aged
Speech
Institution of long-term care facilities for the elderly
Dysphagia
Language
Caregivers
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Medicina
metadata.dc.publisher.program: Programa de Mestrado Profissional em Gerontologia
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/13845
Issue Date: 30-Jan-2018
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