Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/13881
metadata.dc.type: TCC
Title: A fotografia como fonte de informação no resgate da memória institucional: o passado no presente.
metadata.dc.creator: Costa, Damiana Marques da
metadata.dc.contributor.advisor1: Freitas, Adolfo Júlio Porto de
metadata.dc.description.resumo: Relato de pesquisa elaborado com o objetivo precípuo de analisar até que ponto os suportes (registros) fotográficos representam fonte de informação e expressão da memória institucional. O processo investigativo partiu do pressuposto da inexistência (AACR2) de um capítulo que contenha itens de descrição específicos para catalogar acervos fotográficos. A escolha do referencial teórico utilizado para análise dos dados foi norteado pelo método descritivo e interpretativo de publicações que versam sobre os preceitos das abordagens: tecnicistas e sócio cognitivos da Biblioteconomia. Quatro foram às etapas dos procedimentos metodológicos: 1) levantamento das fontes de informação nas revistas e repositórios institucionais da área sobre o tema, 2) identificar e descrever os pressupostos teóricos das abordagens citadas e dos pesquisadores que estudam a historiografia da fotografia como fonte de informação, 3) Apresentar um estudo de caso (fotografia) voltado para os preceitos da abordagem sócio cognitivo_ memória institucional. Como resultado, a pesquisa revelou que são escassos os estudos publicados na área da Ciência da informação destacando a importância dos suportes fotográficos como fonte de informação para o resgate da memória institucional, e, que itens de descrição (notas) podem ser incorporados aos campos de catalogação AACR2, a exemplo de informações sobre gênero fotográfico e dados históricos que expressem a importância dos registros fotográficos para a memorial institucional de um país.
Abstract: A research report elaborated with the main objective of analyzing the extent to which the photographic supports represent source of information and expression of institutional memory. The investigative process was based on the assumption of non-existence (AACR2) of specific description items to catalog photographic collections. The choice of the theoretical reference used to analyze the data was guided by the descriptive and interpretative method of authors who published on the precepts of the approaches: technicalist and cognitive partner of Librarianship. Four steps were taken in the methodological procedures: 1) survey of the sources of information in the journals and institutional repositories of the area on the subject, 2) identify and describe the theoretical assumptions of the approaches cited and the researchers who study the historiography of photography as a source of information, 3) Present a case study (photography) focused on the precepts of the socio-cognitive-institutional memory approach. As a result, the research revealed that there are few studies published in the field of Information Science highlighting the importance of photographic media as a source of information for the rescue of institutional memory, and which description items (notes) can be incorporated into the fields of Cataloging AACR2, such as information on photographic genre and historical data of photographic representation.
Keywords: Acervo fotográfico
Representação descritiva
Suportes da informação
Memória institucional
Estudo de caso
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Ciência da Informação
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/13881
Issue Date: 30-Nov-2016
Appears in Collections:CCSA - TCC - Biblioteconomia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DMC20.03.2019.pdf751 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons